Pernambucanos têm medo que Serra seja eleito presidente

Em contrapartida, apenas 3% temem que Lula chefie novamente o executivo nacional

por Giselly Santos ter, 29/10/2013 - 00:00
Abr/Arquivo 21% dos entrevistados apontaram ter medo que Serra seja eleito presidente do Brasil Abr/Arquivo

Após duas disputas pela chefia do executivo nacional, o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o político que os pernambucanos mais têm medo que governe o país.

Apesar de ser razoavelmente conhecido, 61%, maior parte dos entrevistados pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), através da amostra Inteligência Política - Diagnóstico Eleitoral Pernambuco, que citaram ter medo da administração dos possíveis candidatos à presidência da República, 21% apontaram Serra. Os outros nomes elencados neste cenário foram: Aécio Neves  (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Eduardo Campos (PSB), Marina Silva (PSB) e Lula (PT).

De acordo com o cientista político Adriano Oliveira, o fato de Serra ser quem a maior parte dos entrevistados afirma ter medo, se dá por causa da “ascensão de Lula e Eduardo em Pernambuco”. Na lista, o tucano é seguido pelo seu correligionário, o senador Aécio Neves, que aparece com 11% das citações.

A presidente Dilma e Marina Silva (PSB) também atingiram o mesmo percentual de Aécio. Já os políticos pernambucanos, Lula e Eduardo Campos, são os menos temidos pela população; 5% tem medo do socialista como presidente e 3% temem ao retorno do líder petista. 

COMENTÁRIOS dos leitores