Audiência discute políticas públicas para deficientes

O debate, proposto pela vereadora Michele Collins (PP), aconteceu nesta quinta (28)

por Giselly Santos qui, 28/11/2013 - 16:41
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo Durante a audiência a vereadora também lembrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado próxima terça (3) Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

Em audiência proposta pela vereadora do Recife, Missionária Michele Collins (PP) foram discutidas, nesta quinta-feira (28), políticas públicas direcionadas à pessoa com deficiência. O encontro foi realizado no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife. De acordo com a vereadora, o objetivo do debate foi ouvir as reivindicações do segmento e também reverenciar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data celebrada na próxima terça (3).

“Ao longo dos anos, essa parcela da população conquistou avanços como a Convenção das Nações Unidas sobre os direitos das pessoas com deficiência, que teve seu protocolo facultativo adotado em 2006 e entrou em vigor em 2008. O documento zela pelas necessidades e direitos das pessoas com deficiência”, disse Collins, acrescentando que, no Brasil, um dos avanços foi a Lei Complementar n° 142, que entrou em vigor em 8 de maio de 2013. “ A legislação prevê a redução da idade e o tempo de contribuição à Previdência Social para aposentadoria de pessoas com deficiência. Mas é notório que ainda há muito para se fazer. O dia a dia dessas pessoas não é fácil em virtude das diversas dificuldades que enfrentaram para obter o direito de ir e vir”, frisou.

Participaram dos debates a secretária Executiva de Atenção à Saúde da Prefeitura do Recife, Cláudia Miranda; a gerente da Comissão de Acessibilidade da Secretaria de Controle Urbano, Sondja Beirão;  a Assessora Técnica de Capacitação do INSS, Sandra Luna; a gerente médica da AACD, Vanessa Van der Linden; o coordenador de Política da Saúde da Pessoa com Deficiência da Prefeitura do Recife, Paulo Fernando; o representante da Associação de Surdos de Pernambuco, Paulo José.

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores