Alepe voltará atividades com retomadas de cargos

Alguns deputados retornarão à Casa e uma nova oposição atuará

por Élida Maria sex, 24/01/2014 - 10:31
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo Na Alepe, as atividades parlamentares voltarão no dia 3 de fevereiro Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

A composição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) estará com novos membros e atuações diferentes no quarto ano da legislatura marcado para iniciar no próximo dia 3 de fevereiro. Além do retorno de quatro deputados que estavam de licenças para exercer secretarias estaduais, a liderança da oposição da Casa Legislativa mudou e, possivelmente, haja também alterações nas cobranças e defesas ao governo neste ano. 

De recesso desde 23 de dezembro de 2013, as atividades parlamentares retomarão com tudo, a partir do dia 3 de fevereiro. O retorno dos deputados Alberto Feitosa (PR) e dos socialistas Isaltino Nascimento, Aluísio Lessa e Laura Gomes é uma das mudanças certas, além da nova composição da oposição que será liderada por Sérgio Leite (PT), em vez de Daniel Coelho (PSDB). 

Com o ingresso do PSDB ao PSB na gestão de Eduardo Campos as cobranças e fiscalização dos tucanos como Daniel Coelho, Terezinha Nunes e Betinho Gomes também poderá ter mudanças e ser reduzidas, apesar de todos garantirem atuar da mesma forma.

Outra notória mudança será a forma de atuação do PT e PTB, que agora, integram a bancada da oposição no Palácio Joaquim Nabuco e de olho nas eleições marcada para 5 de outubro, devem movimentar bastante a Alepe.  A Copa do Mundo que será realizada no Brasil e com alguns jogos na Arena Pernambuco em São Lourenço da Mata é outro motivo de debate que deverá ser levantado na Casa.

Governo reforçado – Ciente de enfrentar uma oposição dura em virtude da união PT e PTB e ainda por ser ano eleitoral, os representantes do governo também pretendem estar postos em defesa de Campos, mesmo respeitando o processo democrático dos oponentes como contou recentemente o vice-líder do governo, deputado Isaltino Nascimento. “Esse processo de debate dos partidos que vão contrapor, eventualmente, a algumas medidas do governo, é natural da democracia. Oposição faz parte do processo e nós vamos estar construindo”, garantiu, saindo em defesa do chefe do executivo em seguida. “A gente vai estar nesse ano de 2014 procurando fazer a defesa política do governo, trabalhando, articulando e ajudando a melhorar e mostrar os avanços que Pernambuco constituiu e que é reconhecido não só aqui, mas internacionalmente”, destacou Nascimento. 

COMENTÁRIOS dos leitores