Ano na Câmara começa com discurso de líderes das bancadas

Gilberto Alves (PTN) defende prefeito Geraldo Julio, Jungmann (PPS) diz que o Recife não foi vitorioso em 2013

seg, 03/02/2014 - 18:21
Montagem/LeiaJáImagens Governo e oposição devem realizar intensos debates em 2014 Montagem/LeiaJáImagens

A primeira sessão pública da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira (3), foi marcada pelos discursos dos líderes do Governo e da oposição da Casa. O vereador Gilberto Alves (PTN) relevou a gestão do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), dizendo que o ano 2013 foi vitorioso para o pessebista. Em contraponto, Raul Jungmann (PPS), afirmou que o período de administração do PSB no município deixou a desejar.

De acordo com Gilberto Alves, a atual gestão mostrou em 2013 que “é possível ver o Recife de outra maneira”. Segundo ele, Geraldo Julio conseguiu deixar sua marca na cidade. “Em 2013, a Prefeitura, com planejamento e capacidade de gestão, começou a executar 142 dos 196 compromissos que constam no Programa de Governo de Geraldo Julio. Foram viabilizados investimentos recordes em Saúde, Educação e Segurança. Mas nenhuma outra área do serviço público foi deixada de lado”, disse o líder do Governo.

Segundo o vereador, o Executivo municipal aprovou 63 projetos de lei no ano passado. “O diálogo constante entre bancada e Executivo, que teve muitas vezes sensibilidade política de ouvir os vereadores, foi essencial para aprovarmos matérias tão bem acabadas quanto possível em nome do povo do Recife”, completou.

Já Raul Jungmann disse que pouca coisa mudou na gestão do pessebista. “A questão da implantação de ciclofaixas aos domingos não vai mudar muita coisa na cidade (...) Os índices de educação permanecem os mesmos. Na área de habitação não teve a entrega de nenhuma casa (...) Não ganhamos 2013. Perdemos 2013”, disparou o vereador.

O pós-comunista reiterou que o partido, em âmbito municipal, continuará na oposição, independente da postura da legenda nacionalmente – o PPS deve apoiar a candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) à Presidência da República. “Reforço o sentimento de oposição (...) Esperamos que essa ampliação da oposição aconteça. Com isso teremos melhores momentos da bancada na Câmara”, disse Jungmann, se referindo ao possível alinhamento do PT e do PTB na bancada oposicionista.

Ausente

O prefeito Geraldo Julio (PSB) não compareceu a primeira sessão pública da Câmara. O secretário de Planejamento, Alexandre Rebêlo foi o responsável pela leitura da mensagem do gestor na Casa Legislativa. Ele relatou as realizações do pessebista no ano de 2013. A Operação Faxina Geral e a construção do Hospital da Mulher, das Upinhas-24 horas e Upinhas-Dia foram pontos ressaltados no texto.

COMENTÁRIOS dos leitores