PT Estadual comemora aniversário em clima de campanha

Aliados de outros partidos estiveram presentes no encontro

seg, 10/02/2014 - 23:17

O encontro que celebrou os 34 anos do PT, realizado nesta segunda-feira (10), no sindicato dos bancários, no Recife, teve como principais pontos de discussão as críticas a ação penal 470, que levou a prisão vários militantes petistas e a união em prol da candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT).

A escolha do candidato que disputará as eleições para governador de Pernambuco também mencionada, porém a discussão ainda não foi iniciada. A presidente estadual do PT, a deputada Teresa Leitão relatou que o partido só definirá os quadros para concorrerem nas eleições deste ano somente no dia 15 de março, prazo máximo concedido pela Executiva Nacional do partido. A decisão caberá a Comissão Eleitoral Estadual da legenda.

“A realização do nosso encontro é no dia 15 de março. Temos o prazo de 22 de fevereiro até 15 de março, nós faremos a escolha no último dia. Nós vamos discutir as teses que estiverem escritas nesse prazo sobre apoio a candidato de outro partido ou lançamento de candidatura própria. Se for o lançamento de candidatura própria se abre o debate de quem é o candidato ou candidata”, explicou a parlamentar.

De acordo com o deputado Fernando Ferro (PT), o partido não está com pressa para escolher o nome para concorrer ao cargo majoritário no Estado.  “Se o governador (Eduardo Campos – PSB) que não teve pressa para escolher, por que teremos pressa para escolher? Deixa ele amarrar as posições dele, porque isso inclusive vai nos permitir aproveitar algumas mágoas que vão sobrar desse resultado”, alfinetou o parlamentar.

“A escolha do PT vai depender da avaliação da escolha do caminho que iremos seguir. Esperamos que eles (PSB) errem muito para nos ajudar, como em 2012 nós erramos muito e ajudamos ele”, completou.

Pré-candidatura de Oscar Barreto

Fernando Ferro e Teresa Leitão avaliariam como natural que o presidente do PT no Recife esteja pretendendo lançar seu nome ao cargo de governador pelo partido. Segundo eles, é “bom que exista no PT visões diferenciadas” e que “faz parte da movimentação de toda liderança almejar cargos majoritários”.

“É importante para esquentar o debate. Competir sobre o espaço do PT. O PT tem um papel em 2014, inegável, então não me assusta isso”, disse Ferro.

“Ele já havia comentado comigo (sobre a candidatura). Ele ainda não escreveu a candidatura. Ele pode escrever até dia 21 de fevereiro”, lembrou Teresa.



Encontro

Estiveram presentes no encontro o senador Armando Monteiro (PTB), o deputado federal Silvio Costa (PSC), o deputado estadual Sérgio Leite (PT), o vereador Osmar Ricardo (PT), o ex-prefeito da cidade do Recife, João da Costa (PT), o vice-presidente estadual da sigla, Bruno Ribeiro, além de outras lideranças estaduais e municipais do Partido dos Trabalhadores.

COMENTÁRIOS dos leitores