Mensalão: STF pode julgar embargos na próxima semana

Caso o tribunal rejeite os recursos a pena de alguns condenados pode aumentar

por Giselly Santos sex, 14/02/2014 - 12:15
ABr/Arquivo Caso o resultado seja favorável aos réus, o STF poderá livrar alguns do crime de formação de quadrilha ABr/Arquivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar o julgamento dos embargos infringentes a Ação Penal 470, que versa sobre o Mensalão, na próxima quinta-feira (20). Os recursos podem reverter a condenação de 12 réus. Na quinta serão julgados os cinco primeiros, movidos pelo ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), o ex-deputado José Genoino (PT), a ex-dirigente do Banco Rural, Katia Rabelo, o ex-assessor do PP, João Cláudio Genu, e o ex-dirigente do Banco Rural, José Roberto Salgado. 

Caso o resultado seja favorável aos réus, o STF poderá, por exemplo, livrar Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e Genoino do crime de formação de quadrilha. Caso o tribunal mantenha a condenação, a pena hoje cumprida por alguns dos réus aumentará.

Atualmente, Dirceu cumpre pena pelo crime de corrupção - 7 anos e 11 meses. Se o STF confirmar a condenação por formação de quadrilha, ele terá de cumprir pena de 10 anos e 10 meses. Assim, deixará o regime semiaberto e passará ao regime fechado, sem direito, por exemplo, a trabalho externo.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores