Jungmann quer Comissão para discutir Plano Diretor

Vereador ainda sugeriu a realização de uma reunião pública nos próximos 30 dias

por Alex Ribeiro ter, 18/03/2014 - 18:48
Líbia Florentino/LeiaJáImages/Arquivo Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) é outro ponto levantado pelo parlamentar Líbia Florentino/LeiaJáImages/Arquivo

O vereador Raul Jungmann (PPS) pedirá à presidência da Câmara do Recife, Vicente André Gomes (PSB), a criação de uma comissão permanente para discutir a revisão do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). Essa foi uma das decisões tomadas na audiência pública realizada nesta terça-feira (18), no Plenarinho da Casa de José Mariano, quando se debateu a necessidade de alteração dessas normativas.

O indicativo para abertura da comissão teve o aval dos vereadores Jurandir Liberal (PT) e Isabela de Roldão (PDT), que participaram da audiência. Raul Jungmann ainda sugeriu a realização de uma reunião pública nos próximos 30 dias e a montagem de uma mesa de diálogo informal para que haja uma continuidade na discussão sobre o tema. “Esta audiência é apenas um processo inicial. Não devemos e nem vamos deixar parar”, frisou.

“A Lei de Uso e Ocupação do Solo, por exemplo, teve sua última revisão há 18 anos. As diretrizes estão superadas. Hoje, a cidade é outra. Muitas coisas mudaram nesse período”, acrescentou Raul Jungmann. “Temos que abrir o debate para sociedade de maneira que ela colabore com a revisão, juntamente com o poder público e setores imobiliários, tornando Recife em um local mais agradável para se viver. A nossa prioridade será a busca pelo bem-estar das pessoas”, acrescentou.

Também participaram da audiência o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre, o arquiteto e urbanista César Barros, a representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, Ângela Carneiro, o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi), Eduardo Fernandes de Moura, o integrante do grupo Direitos Urbanos, Leonardo Cisneiros, o representante da ONG Habitat, Ronaldo Coelho e a diretora-presidente do Instituto da Cidade do Recife Pelópidas Silveira (ICPS), Evelyne Labanca.

COMENTÁRIOS dos leitores