Presos provisórios farão cadastro biométrico no Recife

Seiscentos reeducandos estão aptos a votar nas próximas eleições

por Giselly Santos qua, 26/03/2014 - 10:16
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo Possuem direito a voto apenas os presos que ainda não foram condenados pela justiça Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

Seiscentos recifenses que cumprem prisão provisória vão realizar o cadastro biométrico. Os detalhes para a revisão eleitoral dos reeducandos foram acertados, nessa terça-feira (25), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), desembargador José Fernandes de Lemos, e o secretário executivo de Ressocialização, Cel. Romero Ribeiro. O prazo para a biometria dos detentos vai até o dia 7 de abril.  

Possuem direito a voto apenas os presos que ainda não foram condenados pela justiça, mas ainda assim o voto para eles é facultativo. Vão participar do recadastramento os reeducandos de três unidades prisionais do Complexo do Curado - Presídios Juiz Antônio Luis Lins de Barros,ASP Marcelo Francisco de Araújo e Presídio Frei Damião de Bozzano - e da Colônia Feminina do Recife.

De acordo com o secretário Romero Ribeiro, esta iniciativa além de contribuir com a cidadania, está relacionada com a questão da segurança. “O TRE indo até as unidades prisionais evita deslocamentos e escoltas”, explicou o gestor. “Nas eleições de 2010, cerca de 1,1 mil reeducandos votaram em seções montadas dentro dos presídios”, completou Ribeiro.

COMENTÁRIOS dos leitores