Eleitores fazem filas, mas TRE-PE só atende quem agendou

Cidadãos têm até às 19h desta terça-feira (6) para marcar seu atendimento e regularizar o título de eleitor

por Élida Maria ter, 06/05/2014 - 10:10

Uma fila de eleitores se formou na manhã desta terça-feira (6) no posto de atendimento do anexo do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife. Os cidadãos foram até o local para regularizar o título de eleitor, no entanto, o órgão público atenderá exclusivamente até esta quarta-feira (7) através de agendamento que deverá ser feito até às 19h desta terça, por meio do site do TRE-PE ou através do telefone (81).3194-9400. 

Segundo a coordenadora de biometria do TRE-PE, Raquel Salazar, quase 100 mil eleitores ainda não procuraram solucionar as pendências, mas ela acredita que parte desse número sejam de pessoas que não votam mais. “Faltam 90 mil pessoas regularizarem a situação, mas muita gente ou já transferiu o documento para outra cidade, já faleceu, ou já é maior de 70 anos e não tem mais interesse de fazer a regularização”, espera. 

Salazar reforçou que apesar da fila formada na Avenida Rui Barbosa nesta manhã, o TRE-PE não atenderá nenhum eleitor que não tenha feito prévio agendamento. “A gente ainda está com 6.500 vagas para hoje e amanhã, mas o agendamento encerra hoje até ás 19h. Quem estiver na filfa e não tenha feito o agendamento não tem jeito”, ratificou, relembrando as aoportubnidades anteriores oferecidas pela Justiça Eleitoral. “A gente fez um mutitrão até o último dia 30 de abril sem agendamento e teve dia, por exemplo, que a gente tinha 2.500 vagas para om posto da Avenida Rui Barbosa e foram apenas 300 pessoas”, descreveu. 

Assim como em Pernambuco, o prazo para fazer o recadastramento biométrico, transferência ou tirar o documento pela primeira vez, encerra nesta quarta-feira em todo o Brasil por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “A data não será prorrogada de forma alguma. É um prazo nacional em que a Justiça Eleitoral determina o procedimento de regularização até no máxiomo 150 dias antes das eleições”, ressaltou a coordenadora do TRE-PE. 

Título cancelado – Os eleitores que tiveram o título eleitoral cancelado e regularizarem até amanhã não mudarão o número de registro do documento, apenas estará desativado e será regularizado o cancelamento. Já os que não resolverem as pendências só poderão ajustar a situação no mês de novembro, em data ainda a ser definida pelo TRE-PE. 

COMENTÁRIOS dos leitores