No Agreste, Câmara reforça propostas e festeja apoios

Câmara garantiu que isentará do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as lavanderias de jeans do Estado

por Giselly Santos seg, 23/06/2014 - 08:45

Mesmo embalado pelo clima junino, o candidato a governador de Pernambuco pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), cumpriu uma agenda intensa pelo Agreste neste fim de semana. Acompanhado dos outros postulantes na majoritária Raul Henry (PMDB), a vice, e Fernando Bezerra Coelho (PSB), ao Senado, realizaram mais duas edições do Agenda 40 e participaram dos festejos juninos das cidades. 

Entre as novas promessas, Câmara garantiu que isentará do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as lavanderias de jeans. "Ainda estava na Secretaria Estadual da Fazenda quando fizemos um levantamento que indicou a viabilidade dessa medida. Não foi possível fazer em 2014 por conta dos prazos da Justiça Eleitoral. Mas faremos a partir de 2015", explicou o socialista, ao participar de um ato político em Vertentes, nesse domingo (22). A cidade integra o polo de jeans do Estado, que também inclui Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. 

Além da contribuição isentando o ICMS, o socialista também ressaltou os investimentos na infraestrutura viária local. Ao cumprir agenda pelos municípios de  Limoeiro, Orobó, Machados e Santa Maria do Cambucá, no sábado (21), o candidato afirmou que, se eleito, fará o recapeamento da estrada entre Serra da Capoeira e Machados. Também reiterou que viabilizará a duplicação da PE-90, rodovia que liga Limoeiro a Toritama.

"A infraestrutura, especialmente na malha viária e na segurança hídrica, é condição essencial para a vinda de novas indústrias. Temos investido significativamente em estradas. Acabamos de recuperar a própria PE-90. A PE-89, no trecho que vai de Limoeiro à Timbaúba, está em vias de ser concluída e a PE-95, até Caruaru, deve ter as obras de recuperação iniciadas no segundo semestre. Vamos avançar mais, estudando a viabilidade de outras intervenções, como a proposta de pavimentação da estrada que leva a Buenos Aires", frisou Paulo Câmara. 

Aguardo pelo PDT

No fim de semana, a Frente Popular voltou a demonstrar confiança de que o PDT marchará em Pernambuco ao lado do PSB. Câmara classificou a conversa que teve, na última quinta-feira (19), com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, como muito produtiva. O decreto final do PDT será anunciado nesta segunda-feira (23), por Lupi. 

"Mostramos a Lupi que o PDT está nesta aliança desde a campanha de Eduardo Campos, em 2006, que tem sido um parceiro importante e valoroso nestes mais de sete anos, e que a maioria dos seus líderes defende a manutenção desta parceria. Ele recebeu muito bem nossos argumentos”, explicou o pré-candidato.

Presidente estadual do PDT e prefeito de Caruaru, José Queiroz, também apostou na permanência de seu partido ao lado de Paulo Câmara. "A Executiva Nacional ainda vai se definir, e eu acredito que será pela continuidade nesta Frente Popular, junto com a qual fizemos tanto por Pernambuco", projetou o pedetista.

“São João dos Lyra”

A tradicional festa de “São João dos Lyra”, promovida pelo governador João Lyra Neto (PSB), serviu de palco para apaziguar os ânimos socialistas e, segundo eles, “demonstrar a unidade” em torno da chapa da Frente Popular. Com a presença do ex-governador e presidenciável, Eduardo Campos (PSB), o encontro, da última sexta (20), foi de muitos afagos e aparências.

Durante o evento, Campos fez questão de minimizar os boatos de que ele e seu sucessor estariam distanciados. "Os rumores são apenas isto: rumores. Lamento que a crônica política trate disso da maneira que vem fazendo, com superficialidade", afirmou o presidenciável. "Este momento aqui, em Caruaru, mostra que não há distanciamento nem isolamento, que estamos unidos. Quem apostar na desunião da Frente Popular vai quebrar a cara", acrescentou o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB).

Apoio dissidente

Mais um prefeito do PT declarou apoio candidatura de Paulo Câmara. Desta vez foi o de Machados, Argemiro Pimentel (PT), que anunciou o seu engajamento na Frente Popular no último sábado (21). Elencando o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM), como idealização de Câmara, Pimentel afirmou que o programa ajudou as prefeituras a respirarem. 

"O PT não tem atendido às expectativas das prefeituras brasileiras, que estão em estado de penúria devido à diminuição dos repasses de recursos pelo Governo Federal. Por outro lado, todo mundo conhece o sucesso do Governo Eduardo e seu comprometimento com as prefeituras. Queremos que esse projeto continue", justificou Argemiro, no dia em que o PT homologou em convenção a candidatura à reeleição de Dilma Rousseff.

COMENTÁRIOS dos leitores