Zé Maria defende reestatização da Vale do Rio Doce

Privatizada em 1997, a Vale é considerada a terceira maior mineradora do mundo

seg, 25/08/2014 - 10:22

Com um programa de governo que defende a anulação de todas as privatizações, o candidato do PSTU à Presidência da República, Zé Maria, quer a reestatização da Vale do Rio Doce e uma Petrobras 100% estatal. Para ele, apenas dessa forma, essas empresas poderão beneficiar unicamente a população.

"As autoridades enchem a boca pra falar que somos a sexta economia do mundo. Mas como um país tão rico como o Brasil, o povo é obrigado a viver de forma tão precária como nós vivemos? É que quem controla a riqueza do nosso país são as grandes empresas e os bancos. É preciso inverter esta lógica. A riqueza que produzimos tem que estar a serviço dos interesses dos trabalhadores", frisou.

Na semana passada, o candidato esteve em Marabá (PA), onde está instalada a Vale do Rio Doce. "Um estado imensamente rico em recursos naturais, como ferro e níquel, mas que impõe à pobreza para grande parte da população. O que é feito com toda a riqueza do estado? Tudo é explorado por multinacionais, a exemplo da Vale que foi privatizada. É preciso reestatizar a Vale do Rio Doce e colocá-la sobre o controle dos trabalhadores para que sua produção seja investida em saúde, educação, moradia, aposentadoria, transporte e reforma agrária", salientou, na ocasião.

A Vale é considerada a terceira maior mineradora do mundo e destaca-se na produção de minério de ferro e níquel. A empresa foi privatizada em 1997.

Zé Maria já havia defendido uma Petrobras 100% estatal. "Não podemos deixar que a maior empresa do nosso país esteja a serviço dos lucros dos acionistas. Defendemos a volta do monopólio estatal do petróleo como forma de fortalecer a Petrobras", explicou.

COMENTÁRIOS dos leitores