Eduardo Jorge propõe reforma na Previdência

Uma das ideias é aumentar o teto da aposentadoria para até dez vezes o salário mínimo

seg, 08/09/2014 - 11:47
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo Presidenciável considera atual regime insustentável, se não forem feitas mudanças Clélio Tomaz/LeiaJáImagens/Arquivo

Na campanha pelo país, o candidato do PV à Presidência da República, Eduardo Jorge, tem defendido a reforma na Previdência para garantir que o Estado tenha condições de manter o sistema e evitar "o problema social e econômico que podemos vivenciar no futuro".

O partido chama a atenção para o aumento da expectativa de vida e a diminuição do número de contribuintes. “Com esse cenário, a Previdência Social será insustentável se não fizermos reformas agora”, salientou Eduardo Jorge.

No programa de governo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele defende a criação de um regime básico único de previdência nacional usando o atual regime de INSS como ponto de partida. Dessa forma, seria estabelecido novas regras para os novos contratados dos setores públicos e privados, ficando mantidos os direitos adquiridos pelos trabalhadores que já estão no mercado.

Para o presidenciável, uma das opções é estabelecer um teto para as aposentadorias que poderiam ser de até dez vezes o salário mínimo. Acima disso, o cidadão teria que recorrer à previdência privada. O partido admite ainda ajustes em relação ao tempo de contribuição e idades mínimas, mas não adiantou quais seriam os novos patamares.

COMENTÁRIOS dos leitores