Paraenses querem manter Dilma na presidência do Brasil

Segundo a pesquisa do IPMN, 55% dos eleitores entrevistados aprovam a gestão da petista

por Elaine Ventura sab, 13/09/2014 - 08:00
Montagem/LeiaJáImagens/João de Lima Cenário do Pará aponta vitória de Dilma no primeiro turno Montagem/LeiaJáImagens/João de Lima

A presidente Dilma Rousseff (PT) apresenta uma larga vantagem entre os eleitores do Pará. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), os números revelam que a disputa presidencial não seguirá para o segundo turno. Na amostra estimulada, a petista conquista 48% das intenções de voto. Atrás vem Marina Silva (PSB), com 30%. O candidato tucano, Aécio Neves (PSDB), marcou apenas 9 pontos percentuais. Os eleitores que declararam o desejo de votar branco, nulo ou optaram por não responder, somaram 10%.

A pesquisa espontânea não apresentou um quadro muito distinto. Dilma lidera o ranking com 44%, seguida por Marina Silva (29%) e Aécio (8%). Uma pequena parcela da população paraense ainda demonstra o desejo de eleger o ex-presidente Lula (3%).

O nível de conhecimento da presidente Dilma é predominante. 71% dos entrevistados afirmaram conhecer muito bem a petista, contra 47% da ambientalista. O eleitorado do Pará também declarou confiar e admirar a presidente, os números chegam a 44% e 40%, respectivamente. Quando o assunto é o candidato que mais desperta o medo, Dilma permanece na liderança (25%). 

A maioria dos moradores do Pará considera a gestão da presidente regular (37%), mas o número de pessoas que aprova a atual administração alcança 55 pontos percentuais. 34% dos eleitores declararam que sentirá saudade do governo Dilma, caso ela não consiga se reeleger. No entanto o número de entrevistados que informaram que não sentirão saudade da petista é superior, 41%. 

Sobre os responsáveis pelas mudanças proporcionadas ao Brasil, os petistas dominam as respostas. Lula aparece em primeiro lugar, com 40,4%, empatado tecnicamente com Dilma Rousseff, 38,7%. A presidente ainda aparece como a candidata que pode continuar mudando o Brasil para melhor (53%).  

De acordo com cientista político Adriano Oliveira, o quadro presidencial no Pará apresenta vitória petista ainda no primeiro turno. “A primeira pesquisa do IPMN aponta vitória de Dilma, com larga vantagem, no estado do Pará. O principal motivo é a forte presença do ex-presidente Lula, cativo entre o eleitorado paraense. Os números revelam que Dilma vencerá Marina Silva no primeiro turno”, concluiu o cientista. 

O nível de confiabilidade da amostra do IPMN é de 95%. 1.563 pessoas foram ouvidas na pesquisa realizada entre os dias 2 e 6 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores