Conheça os principais candidatos de Pernambuco ao Senado

Nas eleições deste ano, os pernambucanos terão que escolher um representante

dom, 05/10/2014 - 08:22
Montagem/LeiaJáImagens/João Lima FBC, João Paulo e Albanise são os candidatos com mais intenções de votos Montagem/LeiaJáImagens/João Lima

Os eleitores que forem as urnas no próximo dia 05 de outubro terão uma grande responsabilidade na ponta dos dedos, pois terão que escolher os seus deputados estadual e federal, Senador, Governador e Presidente da República. Diferente das eleições de 2010, onde os pernambucanos tiveram que escolher dois senadores, este ano apenas um candidato do estado ocupará a vaga em Brasília. Como o mandato de Senador é de oitos anos, a cada quatro anos são escolhidos, alternadamente, um ou dois representantes do estado. Para ajudar o eleitor a escolher o melhor candidato, o Portal LeiaJá publica o perfil e as principais propostas dos três candidatos mais bem pontuados nas pesquisas de intenção de votos ao senado. 

Candidato da Frente Popular de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho nasceu em dezembro de 1957, em Petrolina, no Sertão do estado. É formado em Administração de empresas e casado com Adriana Coelho. Começou a carreira política em fevereiro de 1982, quando foi nomeada Superintendente da Autarquia Educacional do São Francisco. No mesmo ano foi eleito deputado estadual. Em 1985, foi nomeado Secretário da Casa Civil de Pernambuco no Governo de Roberto Magalhães. No ano seguinte, cumpriu o primeiro mandato como Deputado Federal, sendo um dos constituintes. Em 1990, é reeleito Deputado Federal. FBC foi eleito pela primeira vez Prefeito de Petrolina em 1993, e em 1998 assume a Secretaria de Agricultura no Governo de Miguel Arraes. No mesmo ano disputou o cargo de vice-governador de Pernambuco na chapa de Arraes, mas perdeu a eleição.

Em 2001 FBC assume novamente a Prefeitura de Petrolina, sendo reeleito em 2004. Em 2007, durante o Governo de Eduardo Campos, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e a presidência do Complexo Portuário de Suape. Fernando assumiu o último cargo em 2011, quando foi nomeado Ministro da Integração Nacional, durante o governo da Presidente Dilma Rousseff. 

Caso seja eleito senador por Pernambuco, Fernando pretende assumir um compromisso com a educação e melhorar os indicadores educacionais, além de ajudar o Governador de Pernambuco a expandir a rede de ensino integral e técnica. O candidato também promete valorizar o professor, capacitando, melhorando a formação e remunerando melhor. Na saúde, FBC promete defender que 10% da receita do Governo Federal sejam destinados para área. Ele também se comprometeu a trazer mais investimentos para o estado, principalmente para o interior e sertão e afirmou que pretende levar recursos para construção de adutoras e barragens para que o problema da seca seja solucionado. Ele também prometeu defender a reforma tributária com redução de impostos e simplificação do sistema tributário. 

João Paulo de Lima e Silva é o candidato da Coligação Pernambuco Vai Mais Longe. O petista nasceu no dia 31 de Outubro de 1952, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. É formando em Economia e Técnico em edificações e mecânica, e casado com Luzia Jeanne. Começou sua trajetória política no movimento sindical, ainda no período da ditadura militar. Em 1978, participou de um curso de capacitação em política sindical na França, Itália, Espanha e Portugal. Foi presidente do sindicato dos metalúrgicos do estado e o primeiro presidente da CUT em Pernambuco. Em 1979, ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores e em 1986, disputou a primeira eleição pleiteando uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, e perdeu. Na eleição seguinte, em 1988, foi eleito vereador do Recife e dois anos depois assumiu o cargo de Deputado Estadual. Disputou a primeira eleição ao executivo em 1992, quando se candidatou a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e ficou em terceiro lugar na disputa. Na eleição de 1994 foi eleito o Deputado Estadual mais votado de Pernambuco.

O petista candidatou a Prefeito do Recife em 1996, mas ficou em terceiro lugar. Em 2000, saiu candidato novamente a Prefeito da capital pernambucana e foi eleito no segundo turno. Ele foi reeleito prefeito em 2004, vitória conquistada ainda no primeiro turno. João Paulo disputou uma cadeira na Câmara dos deputados em 2010, e foi eleito como o deputado mais votado do PT. Em 2012, foi candidato a vice-prefeito do Recife na chapa de Humberto Costa, mas ficou em terceiro lugar na disputa. 

Se chegar ao Senado, João Paulo pretende cumprir os oito anos de mandato. Ele se comprometeu a se engajar no Arco Metropolitano do Recife e fazer com que o projeto saia do papel. O ex-prefeito também pretende priorizar a resolução do impasse entre os governos estadual e federal sobre a responsabilidade da BR 232, principal ligação do Recife com o interior do estado. Ele também pretende conseguir recursos para que o canal do sertão seja concluído. João Paulo também se comprometeu a ajudar o governo do estado a dar prioridade à educação e firmar parcerias entre o Governo de Pernambuco e os Municípios. Sobre a eleição de 2016, João diz que o partido ainda não começou a discutir o tema, e que o objetivo agora é se eleger senador e cumprir o mandato.  

A Coligação Mobilização Por Poder Popular tem como candidata ao Senado Albanise Pires Ferreira de Azevedo. Recifense nascida em 27 de Setembro de 1996, é formada em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco. É Analista Administrativa do Ministério Público Federal, emprego que conseguiu através de concurso público. Entrou na política ainda na Universidade como militante do movimento estudantil e sindica. Ela foi filiada ao Partido dos Trabalhadores e foi uma das fundadoras do PSOL. Em 2012, foi candidata à vice-prefeita do Recife na chapa de Roberto Numeriano. 

Caso chegue ao Senado, Albanise pretende fortalecer as mobilizações populares para que o povo tenha participação efetiva dentro do parlamento. A candidata pretende regulamentar o imposto sobre as grandes fortunas e fazer uma auditoria da dívida pública. Ela também pretende defender a reforma política, eleitoral e partidária. Albanise também se mostra a favor da descriminalização do aborto e a defesa da população LGBT e o casamento civil e igualitário entre pessoas do mesmo sexo, além da criminalização da homofobia. Para a candidata, a maior idade penal também deve ser reduzida. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores