TRE-PB defere pedido de tropas federais para Patos

Outra cidade sertaneja fez o pedido de segurança no segundo turno, alegando o mesmo motivo

qui, 16/10/2014 - 08:19

JOÃO PESSOA (PB) - A cidade de Patos, localizada a 310 km de distância de João Pessoa, deverá ter Tropas Federais fazendo a segurança durante do segundo turno das Eleições. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deferiu, por unanimidade, o pedido feito pelo juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral, Ramonilson Alves.

Na solicitação, o juiz afirma que a Polícia Militar agiu com “atuação parcial” durante o primeiro turno. Com a aprovação do TRE, o processo segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Já nesta quarta-feira (15), a juíza eleitoral substituta da 31ª Zona, de Pombal, Isabelle Braga Guimarães, também encaminhou ofício ao TRE-PB solicitando tropas federais para o segundo turno das eleições no município, localizado a 370 km da capital. A Juíza alegou que o efetivo da Polícia Militar é insuficiente, tendo em vista que, no primeiro turno, o Tribunal teve que enviar  guarnições da Polícia Federal após relatos de magistrados, dando conta de problemas com os policiais não cumprindo as determinações da magistrada.

O Comando da PM, em Nota oficial, afirmou que respeita a decisão, mas "desconhece qualquer ato de parcialidade de qualquer integrante da instituição". Ainda de acordo com a Nota, o juiz esteve acompanhado por dois oficiais e com os telefonemas do comandante da Polícia Militar em Patos à disposição.

O TRE ainda vai apreciar o pedido para Pombal. Por enquanto, Campina Grande é a única cidade da Paraíba com a segurança feita pelo exército garantida. No primeiro turno, as tropas já estavam nas ruas da cidade.

COMENTÁRIOS dos leitores