Isaltino recebe cargo e elenca prioridades da secretaria

Reorganização do sistema socioeducativo da Funase é uma das prioridades do novo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude

por Giselly Santos ter, 06/01/2015 - 13:30
Augusto Cataldi/LeiaJáImagens O combate às drogas e a ampliação do acolhimento aos idosos também estão na lista prioritária da secretaria Augusto Cataldi/LeiaJáImagens

O novo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento (PSB), assumiu a pasta, nesta terça-feira (6). Acoplando duas secretarias, Nascimento recebeu, simbolicamente, o cargo dos ex-secretários da Criança e Juventude, Pedro Eurico (PSB), e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Bernardo D’Almeida.  A cerimônia aconteceu na sede da antiga SEDSDH, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

A junção das secretarias, de acordo com Isaltino facilitará o trabalho. “Elas têm uma vinculação muito forte, agora a secretaria passa a ter um sentido maior. É um processo contínuo, o desenvolvimento social tem marcas da criança e da juventude. Uma tem link na outra, vamos procurar fazer um trabalho articulado”, se comprometeu. 

Entre as prioridades da nova pasta para os próximos seis meses, Isaltino elencou três pontos como principais: a reorganização da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), o combate às drogas e a ampliação do acolhimento aos idosos. Gargalo estadual no quesito de ressocialização e internamento dos adolescentes infratores, a Funase tem sido alvo de inúmeras críticas, principalmente, por superlotação. De acordo com o novo secretário, o déficit de algumas unidades chega a 500 vagas. “Temos 1.000 vagas em uma unidade, mas 1.500 socioeducandos”, afirmou. 

Questionado sobre as metas que serão traçadas para melhorar o atendimento dos internos e a socioeducação na Funase, o secretário mencionou que um dos primeiros passos será fazer uma pesquisa interna para medir entre os adolescentes quais são as maiores necessidades. “Eles precisam ser ouvidos, não temos registros de pesquisa interna”, observou. “Temos que trabalhar as duas vertentes. Dos que já estão lá internos e fazer com que seja reduzido o índice dos que entram nas casas”, acrescentou. 

Outro dado que preocupa o novo secretário são os índices educacionais dos assistidos pela Funase. “Hoje já se tem um programa dentro das unidades, mas apenas 10% participam das aulas”, lamentou. “Nós temos um universo de 2.500 assistidos pela Funase, 90% tem até o ensino fundamental I incompleto. Destes 38% são analfabetos”, acrescentou. Para reverter o quatro, Isaltino disse que entre os projetos de implantação para os próximos meses está uma rede interna educacional mais atrativa com aulas de com robótica, informática, esporte, cultura e artes plásticas.

Segundo escalão

Sem adiantar detalhes sobre as discussões partidárias para a composição do segundo escalão da Secretaria, Isaltino Nascimento confirmou a participação de João Suassuna (PSB) na pasta, ele comandará a Secretaria Executiva de Juventude. 

“Suassuna já é um dos que tem o aval do governador (Paulo Câmara). Os demais não posso adiantar”, disse, em tons de risos. Até o fim de janeiro, quando o Governo de Pernambuco encaminha a reforma administrativa para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) - todos os cargos deverão estar ocupados. 

COMENTÁRIOS dos leitores