Alepe: PSB busca consenso para definir postura em eleição
Expectativa é que socialistas optem pela proporcionalidade. Os deputados Waldemar Borges e Aluísio Lessa são os mais cotados para disputar o cargo de presidente da Alepe, caso opção seja confirmada
Preocupados em construir um “consenso partidário” diante da escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os deputados do PSB se reuniram, na noite dessa terça-feira (6), para iniciar as articulações e pontuar se pretendem ou não disputar a presidência da Casa. A bancada socialista é a maior da Alepe com 15 parlamentares. Destes, 13 participaram do encontro coordenado pelo líder da bancada, o deputado Ângelo Ferreira.
“Foi uma reunião inicial para ouvir a opinião de cada um sobre as comissões permanentes da Casa e da busca da unidade (para a eleição). A grande maioria defende a questão da proporcionalidade, mas a proporcionalidade tem que ser construída através de um consenso. Isso já é unidade do partido”, afirmou o socialista. Apenas os deputados Lula Cabral e Clodoaldo Magalhães não participaram do encontro.
Caso a proporcionalidade realmente seja consenso entre os socialistas, eles podem lançar uma candidatura à presidência da Alepe. Entre eles, os nomes mais cotados são os de Waldemar Borges e Aluísio Lessa. Ambos foram procurados pela reportagem, mas preferiram não comentar o assunto. Segundo eles, o porta-voz da legenda será apenas Ângelo Ferreira.
A eleição para a nova Mesa acontecerá em fevereiro, logo após a posse dos parlamentares que compõem a nova legislatura. A expectativa é de que na próxima semana aconteça uma nova reunião entre os socialistas, com uma maior deliberação. Nos bastidores, apesar do aparente consenso, conta-se que a decisão dos socialistas poderá deixar algumas arestas na Alepe. Principalmente para quem ainda defende a manutenção do mandato do atual presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT).