Alepe: PSB busca consenso para definir postura em eleição

Expectativa é que socialistas optem pela proporcionalidade. Os deputados Waldemar Borges e Aluísio Lessa são os mais cotados para disputar o cargo de presidente da Alepe, caso opção seja confirmada

por Giselly Santos qua, 07/01/2015 - 08:56
Roberto Pereira/Divulgação Bancada do PSB busca consenso quanto a eleição da Mesa Diretora na Alepe Roberto Pereira/Divulgação

Preocupados em construir um “consenso partidário” diante da escolha da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os deputados do PSB se reuniram, na noite dessa terça-feira (6), para iniciar as articulações e pontuar se pretendem ou não disputar a presidência da Casa. A bancada socialista é a maior da Alepe com 15 parlamentares. Destes, 13 participaram do encontro coordenado pelo líder da bancada, o deputado Ângelo Ferreira. 

“Foi uma reunião inicial para ouvir a opinião de cada um sobre as comissões permanentes da Casa e da busca da unidade (para a eleição). A grande maioria defende a questão da proporcionalidade, mas a proporcionalidade tem que ser construída através de um consenso. Isso já é unidade do partido”, afirmou o socialista. Apenas os deputados Lula Cabral e Clodoaldo Magalhães não participaram do encontro. 

Caso a proporcionalidade realmente seja consenso entre os socialistas, eles podem lançar uma candidatura à presidência da Alepe. Entre eles, os nomes mais cotados são os de Waldemar Borges e Aluísio Lessa. Ambos foram procurados pela reportagem, mas preferiram não comentar o assunto. Segundo eles, o porta-voz da legenda será apenas Ângelo Ferreira. 

A eleição para a nova Mesa acontecerá em fevereiro, logo após a posse dos parlamentares que compõem a nova legislatura. A expectativa é de que na próxima semana aconteça uma nova reunião entre os socialistas, com uma maior deliberação. Nos bastidores, apesar do aparente consenso, conta-se que a decisão dos socialistas poderá deixar algumas arestas na Alepe. Principalmente para quem ainda defende a manutenção do mandato do atual presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT).

COMENTÁRIOS dos leitores