Com apoio do PT, Centrais fazem manifestação no Recife
O ato reivindicou o PL 4330 e as MPs 664 e 665 e defendeu a Petrobras
Com concentração na Praça 13 de Maio, no Recife, Centrais Sindicais e Movimentos Sociais realizaram na tarde desta terça-feira (7), uma manifestação contra o Projeto de Lei (PL) 4330, conhecido como projeto da terceirização. Outras reivindicações do ato público, que contou com o apoio do PT, foram as Medidas Provisórias 664 e 665 que tratam de benefícios como o seguro desemprego e a previdência social.
A manifestação que seguiu pela Avenida Conde da Boa Vista até a Avenida Guararapes faz parte de uma mobilização nacional realizada em vários Estados, inclusive, em Brasília. No Recife, cerca de 1 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram da ação com bandeiras e faixas em defesa da Petrobras e em contradição ao governo Dilma: umas elogiavam a presidente e outras criticavam.
Segundo o presidente da CUT em Pernambuco, Carlos Veras, o ato foi realizado em defesa dos trabalhadores e contra a elite. “Os empresários da elite brasileira partiram para cima do povo querendo tirar direitos lá no Congresso Nacional (...). E nós iremos partir para o ataque em defesa dos trabalhadores”, desafiou Veras, ressaltando defender também a Petrobras. “Defender a Petrobras não é defender o governo, é defender o patrimônio do povo brasileiro”, pontuou.
Questionado sobre a participação do PT na ação, Veras não negou ser um ato político, mas frisou não ser partidário. “Todo ato que defende direitos é um ato político, não é um ato político partidário, mas é um ato político da classe trabalhadora”, garantiu, reforçando que a organização partiu de sua instituição. “A manifestação é coordenada pela CUT. Alguns dirigentes do PT são bem vindos, não só do PT, mas do PCdoB e do PSOL”, afirmou.
Mesmo negando ser um ato partidário, Veras defende a presença do PT no encontro. “Tem muitos filiados de esquerda do PT, por isso eles veem, assim como o PSOL e os partidos de esquerda. E se outros partidos quiserem ajudar na pauta dos trabalhadores serão bem vindos, mas infelizmente não veem. Inclusive, acho que o PT deveria vir mais porque foi um partido constituído para defender essas bandeiras”, justificou.
Participaram da manifestação a presidente estadual do PT, Teresa Leitão (PT) e os vereadores Jurandir Liberal (PT) e Marcelo Santa Cruz, da Câmara do Recife e de Olinda respectivamente, além de outros militantes da legenda.