Senado realiza audiência sobre crise hídrica em Petrolina
O objetivo do evento é discutir a crise hídrica que ameaça a fruticultura irrigada no Vale do São Francisco
O Senado Federal realizará nesta sexta-feira (10) a primeira audiência pública da sua história na cidade de Petrolina, Sertão do Estado. O debate marcado para iniciar às 13h30, no auditório do Sest/Senat, no Centro da Cidade, tem como objetivo discutir a crise hídrica que ameaça a fruticultura irrigada no Vale do São Francisco e trazer alternativas para garantir a produtividade e estratégias para um abastecimento mais seguro.
Solicitada pelo Senador petrolinense Fernando Bezerra Coelho (PSB), a audiência terá a presença da presidente da Comissão de Reforma Agrária e Agricultura (CRA) do Senado Ana Amélia (PP/RS), do presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (Codevasf) Elmo Vaz, do Governo do Estado, de parlamentares pernambucanos, representantes do setor produtivo e trabalhadores rurais.
Segundo o parlamentar, a fruticultura irrigada no Vale do São Francisco é um dos mais importantes arranjos produtivos do país, movimentando anualmente perto de R$ 2 bilhões e gerando mais de 150 mil empregos. A barragem de Sobradinho, a principal fonte de água para a irrigação, está operando com menos de 20% da capacidade.