Com ironia, deputado do DEM compara Levy a Hércules

O parlamentar afirmou que o ministro carrega nas costas erros do governo Dilma

por Élida Maria qua, 29/04/2015 - 16:25
Divulgação/Assessoria de Imprensa A declaração do deputado Pauderney Avelino foi proferida em audiência pública Divulgação/Assessoria de Imprensa

Com tom sarcástico, o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) comparou nesta quarta-feira (29), o ministro da Fazenda Joaquim Levy a seres mitológicos. O parlamentar fez a alegoria na Câmara dos Deputados, em Brasília, durante audiência pública sobre o ajuste fiscal, onde o representante do governo fez esclarecimentos.

“Vossa Excelência deve ter uma missão tão dura quanto os 12 trabalhos de Hércules, ou pode ser comparado ao Atlas, que foi punido por Zeus e tinha que suportar o peso do céu às costas”, ironizou pontuando ser necessário forças para suportar a carga de trabalho imposta a ele pelos erros do governo.

Questionado por Pauderney Avelino, Levy disse que todos os nomes apontados na Operação Zelotes, da Polícia Federal, responderão a processo administrativo disciplinar. A intervenção investiga um esquema de sonegação fiscal. A suspeita é de que as quadrilhas atuavam junto ao Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda.

Segundo o ministro, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Corregedoria do Ministério da Fazenda investigam o caso. Algumas medidas também estão sendo tomadas internamente, como a redução do número de conselheiros, a exigência de dedicação exclusiva dos conselheiros integrantes da Câmara Superior de Recursos Fiscais (CSRF) e o redimensionamento do papel do Comitê de Seleção de Conselheiros.

Além da operação Zelotes, também foi abordado na audiência pública, as Medidas Provisórias (MPs 664/14 e 665/14) que mudam regras para obtenção de benefícios previdenciários e trabalhistas, entre eles o seguro-desemprego, o seguro defeso para pescadores e a pensão por morte.

COMENTÁRIOS dos leitores