Em vídeo, Régis pede rediscussão do Plano de Educação
A gravação de pouco mais de sete minutos critica a proposta enviada pelo governo municipal e aprovada na Câmara do Recife
Opositor declarado da gestão do prefeito da capital pernambucana, Geraldo Julio (PSB), o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal do Recife, André Régis, líder do PSDB, propôs em vídeo disponibilizado nas redes sociais que a discussão sobre o Plano Municipal de Educação (PME), seja reaberta. Na gravação, o tucano reclama da falta de tempo para analisar a matéria aprovada no último dia 22 de junho, mostra imagens de escolas em situação precária e faz vários questionamentos ao plano elaborado pelo governo municipal e aprovado na Casa José Mariano.
Segundo Régis, por questão de bom senso e de respeito às crianças pobres que dependem da escola pública e também aos professores, o plano deve ser reavaliado. “Os 25% que o município é obrigado a destinar para a educação, qual será a parte para novos investimentos? Qual o cronograma para nova construção de unidades escolares? Quantas escolas teremos nos próximos dez anos? Não há nada disso”, disparou.
O tucano chegou a apresentar um substitutivo aprovado pela Comissão de Educação da Câmara Municipal recifense na Casa Legislativa, mas a proposta foi rejeitada pelo plenário, composta por maioria da base do prefeito Geraldo Júlio. “A Prefeitura do Recife mandou para esta casa um Plano Municipal de Educação que não tem objetivo”, criticou.
O líder do PSDB na Casa de José Mariano suspeita de que o próprio prefeito do Recife não leu o projeto “tal a má qualidade do texto e a ausência de objetivos capazes de enfrentar e superar os impasses da rede escolar classificada no penúltimo lugar entre as capitais brasileiras”, frisou.
Fazendo outros questionamentos como “quando os nossos docentes deixarão de sofrer com o calor intenso nas salas de aula?”, André Régis, viu a aprovação do PME como uma perda para o Recife. “Perdemos mais uma vez uma grande oportunidade. Era um momento histórico de nós fazermos um amplo pacto em favor da educação”, reconheceu o vereador.
Confira o vídeo na íntegra abaixo: