Após meses de espera, João Paulo é nomeado para a Sudene
Ele substitui José Marcio Maia que esteve à frente da Superintendência desde abril de 2014
A presidente Dilma Rousseff (PT) nomeou, nesta terça-feira (21), o ex-deputado federal João Paulo (PT) para assumir o comando da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ele substitui José Marcio Maia que esteve à frente da Sudene desde abril de 2014. A nomeação de João Paulo e a exoneração de Maia foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de hoje.
A oficialização do comando da Sudene acontece após sete meses de espera entre os petistas de Pernambuco que não conquistaram cargos eletivos. João Paulo não é o único que estava na expectativa, o ex-prefeito do Recife João da Costa e o ex-deputado federal Fernando Ferro ainda aguardam uma nomeação para o segundo ou terceiro escalão do Governo Federal.
Como superintende da Sudene, João Paulo estará mais próximo do Recife e poderá iniciar as articulações para disputar o comando da Prefeitura em 2016. Procurado pelo Portal LeiaJá na manhã desta terça para comentar a nomeação, o petista afirmou que estava seguindo para uma consulta médica e, no momento, impossibilitado de falar com a imprensa.
Na semana passada, um grupo integrante do Movimento Vem Pra Rua fez uma mobilização contra a indicação do ex-prefeito para o comando da Superintendência justificando que alguém com as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) não poderia assumir um cargo público. As contas da Prefeitura do Recife de 2005 foram rejeitadas pelo TCE no último dia 1º.