Aécio sugere que OEA acompanhe eleições na Venezuela

Para o tucano, a medida visa garantir que a vontade do povo venezuelano seja respeitada

por Dulce Mesquita qui, 20/08/2015 - 14:54
George Gianni/PSDB

Em reunião da Comissão de Relações Exteriores, nesta quinta-feira (20), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) sugeriu que a Organização dos Estados Americanos (OEA) envie observadores para acompanhar as eleições parlamentares na Venezuela, previstas para dezembro. Para o tucano, a medida visa garantir que a vontade do povo venezuelano seja respeitada.

“A grande dúvida que fica é se a Venezuela está em condições de fazer hoje uma eleição que represente, que expresse a vontade livre do povo venezuelano ou temos que nos preocupar ainda com qualquer tipo de manipulação em relação a essas eleições”, frisou ele, durante a audiência pública que ouviu o jornalista venezuelano Miguel Otero, que denunciou o desrespeito do governo de Nicolás Maduro à liberdade de expressão.

Para Aécio, o Parlamento brasileiro deve intervir porque a “democracia não tem fronteiras”. “Quando se trata de democracia, quando se trata de liberdade, não há que se respeitar fronteiras, porque todos acabamos por ser contaminados para o bem. Quando os ventos da democracia, de alguma forma, chegam a determinados países, de alguma forma eles alcançam países vizinhos, mas também quando há o cerceamento da liberdade”, ressaltou.

O senador integrou um grupo de parlamentares que foi à Venezuela em junho para ouvir líderes da oposição e familiares de presos políticos. Após desembarcarem em Caracas, o grupo foi cercado por manifestantes pró-Maduro e precisou voltar ao Brasil sem cumprir a agenda.

COMENTÁRIOS dos leitores