Quase 17 mil candidatos vão disputar eleições no Pará

Em Belém, maior colégio eleitoral do Estado, dez candidatos vão concorrer ao cargo de prefeito

qua, 17/08/2016 - 18:01

De acordo com o balanço do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), foram protocolados no Estado 16.418 pedidos de registro de candidatura, 455 para os cargos de prefeito e vice e 15.702 para vereador. Os dados foram consolidados na segunda-feira (15).

Somente em Belém, maior colégio eleitoral, a Justiça recebeu 839 solicitações. São nove para o cargo de prefeito e outros 821 para vereador. O número de concorrentes à prefeitura deve aumentar, porque problemas no sistema impediram a consolidação da candidatura do PT.

Na capital, 810 candidatos concorrem à reeleição. PC do B, PRB, PSC, PSD e PSOL são os partidos com o maior número de candidaturas protocoladas. A maioria dos candidatos que concorrem em Belém está na faixa etária entre 45 a 59 anos (359).

Em Ananindeua, na Região Metropolitana, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, foram registradas 576 candidaturas. Serão cinco na disputa à prefeitura. Concorrerão ao cargo de vereador 566 candidatos.

Interior - Santarém, maior cidade do oeste do Estado, terá cinco candidatos concorrendo à prefeitura e 295 ao cargo de vereador. Em Marabá, maior núcleo urbano da região sudeste do Pará, serão três candidatos na disputa pelo comando da prefeitura e 316 pleiteando vaga na Câmara Municipal.

Com informações de Raiany Pinheiro e Thiago Barros.

COMENTÁRIOS dos leitores