Eleitor diz confiar e admirar Geraldo

O pessebista tem a admiração de 37% dos recifenses entrevistados pelo IPMN e a confiança de 36% deles

por Thabata Alves qui, 29/09/2016 - 01:01
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens Em relação “construir um futuro melhor", Geraldo é citado por 39% dos participantes do levantamento Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

A nova pesquisa sobre as eleições do Recife, divulgada nesta quinta-feira (29), avalia os sentimentos dos moradores da capital a respeito dos candidatos a prefeito. Dentre os questionamentos medo, confiança, admiração e a crença de que algum deles possa a vir “construir um futuro melhor” permearam o quarto estudo encomendado pelo Portal LeiaJá ao Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN). O questionário foi realizado na capital pernambucana com 816 eleitores entre os dias 27 e 28 e tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. 

No quesito medo, o ex-prefeito João Paulo (PT) lidera mais uma vez e ainda amplia o percentual que era de 21% para 23%. O prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB) mantém os 14% aferidos no levantamento do sábado (24). Pantaleão (PCO) que antes era citado 6% oscilou para 7%, enquanto Daniel Coelho (PSDB) saiu dos 4% para 5%. Edilson Silva (PSOL) também subiu de 2% para 4%. Já Priscila Krause (DEM) se permaneceu com 2% das menções. Os que não têm medo da administração de nenhum dos postulantes à PCR ficou em 44%. 

Apesar de temerem o petista e o pessebista, os recifenses também os colocam no topo da lista dos mais admirados, confiáveis e indicados como a opção para “construir um futuro melhor". Em relação “construir um futuro melhor", Geraldo é citado por 39%, João Paulo por 25%, o tucano Daniel Coelho por outros 15%, a democrata Priscila Krause por 2% e o candidato do PSOL Edilson por 1%. O total de entrevistados que não assinalaram que nenhum destes pode “construir um futuro melhor" para a cidade é de 13%. Os que não souberam ou não responderam corresponde a 5%.

Questionados em quem mais confiam, 36% dos recifenses ouvidos pelo IPMN responderam Geraldo e outros 23% assinalaram João Paulo. Na terceira posição vem Daniel com 13%, Priscila e Edilson tiveram o mesmo percentual, 1%. A opção “nenhum destes” contabiliza 22% e os que não souberam e não responderam 3%. 

A relação de admiração pelos prefeituráveis também teve Geraldo na liderança. A parcela dos eleitores que dizem admirar Geraldo corresponde a 37% contra 24% de João Paulo. Daniel aparece em seguida com 14%, Priscila com 2% e Edilson tem 1%. Já 19% disseram não admirar nenhum destes candidatos e 3% não souberam ou não responderam.  

A pesquisa foi registrada no dia 23 de setembro na justiça eleitoral sob número PE-04817/2016. O nível de confiança do estudo é de 95%.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores