Aprovação da gestão de Geraldo oscila para baixo

De acordo com os dados do levantamento do IPMN, 57, 6% entrevistados disseram aprovar a gestão do pessebista contra os 59% que avaliaram positivamente a administração na mostra anterior

por Thabata Alves sab, 01/10/2016 - 12:00

A avaliação da gestão do prefeito do Recife e candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB) sofreu uma oscilação na última pesquisa encomendada pelo Portal LeiaJá em parceria com o Jornal do Commercio e divulgada neste sábado (1°), um dia antes das eleições. De acordo com os dados do levantamento do IPMN, 57, 6% entrevistados disseram aprovar a gestão do pessebista contra os 59% que avaliaram positivamente a administração de Geraldo na mostra anterior. No entanto, o percentual de oscilação está dentro da margem de erro da pesquisa estimada em 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, o que mantém a boa popularidade do gestor. 

Na avaliação do coordenador da pesquisa e cientista político, Adriano Oliveira, a mostra só corrobora com a tendência da reeleição do pessebista ainda no primeiro turno. Segundo ele, o gestor aproveitou bem seu espaço no guia eleitoral para atrair possíveis votos da população.  “O guia recuperou a popularidade e isso consolida o favoritismo para ganhar a eleição no primeiro turno”, pontuou. 

A desaprovação da administração do candidato do PSB totaliza 37% e o percentual dos que não souberam ou não responderam corresponde a 5,4%. 

Indagados se Geraldo está realizando uma boa administração, a maioria dos eleitores ouvidos assinalaram a opção regular (36%). Em contrapartida, 31, 6% disseram que a gestão é boa, 7,6% afirmaram que é ótima. Já a avaliação negativa totalizou 20,9%, entre os que responderam como ruim 10% e péssima 10,9%. Os que não souberam ou não responderam chegou a 3,8%.   

Crise econômica

Um dos quesitos mais debatidos na propaganda de campanha do pessebista na TV e na rádio, a crise econômica é abordada na pesquisa. O IPMN quis saber se o recifense acredita que existe crise no Brasil e a resposta de 90,1% foi sim, o não foi apontado por 9,4% e os que não souberam ou não responderam atingiu 0,5%. Aos que reconheceram a situação econômica turbulenta, o Instituto perguntou se a crise econômica nacional interfere negativamente na administração do prefeito Geraldo Julio e 74,2% abalizaram que sim, outros 23,3% garantiram que não, enquanto 2,5% não souberam ou não responderam. 

O IPMN registou o levantamento junto à justiça eleitoral, sob o número PE-02437/2016, no dia 23 de setembro de 2016. O nível estimado de confiança da mostra é de 95%.

LeiaJá também

--> Gestão de Câmara permanece com avaliação regular 

--> IPMN: Geraldo abre mais de 15 pontos acima de João Paulo 

--> Recifense teme administração de João e admira Geraldo

COMENTÁRIOS dos leitores