Zenaldo e Edmilson vão disputar o segundo turno em Belém
Candidato do PSDB conquistou 31,02% dos votos válidos. Já o representante do PSOL, 29,50%.
A disputa pelo cargo de prefeito de Belém será definida no segundo turno entre os candidatos Zenaldo Coutinho (PSDB) e Edmilson Rodrigues (PSOL). O tucano, que aparecia nas pesquisas de opinião sempre abaixo do adversário, fechou a votação deste domingo (2), com 31,02% dos votos válidos (241.166), vendendo na maioria das zonas eleitorais. Já Edmilson alcançou 29,50% dos votos válidos (229.343). O número de votos nulos foi de 5,27% e brancos, 2,71%.
O governador do Pará, Simão Jatene, antes de votar, se mostrava confiante no avanço do candidato do PSDB: "Meu desejo, então, é que as pessoas participem dessa eleição não com espírito de guerra. Na verdade, a boa política tem como sentido último evitar a guerra. Então, espero que o clima permaneça por todo o dia e por toda a tarde e que a gente tenha ma eleição tranquila. Evidentemente, é claro, não sou hipócrita e ingênuo em dizer que não estou torcendo pelos nossos candidatos. Mas sempre tendo cuidado de respeitar a opinião diversa". Zenaldo votou pela manhã na escola José Veríssimo.
O deputado Edmilson Rodrigues votou na manhã de domingo no colégio estadual Augusto Meira. O candidato busca o terceiro mandato como prefeito de Belém. Já foi o gestor da cidade entre 1997 e 2000 e de 2001 até 2004. Nas eleições passadas para prefeito, há quatro anos, Edmilson chegou ao 2° turno, mas não foi eleito.
“Em 2012, o atual prefeito aparecia como novidade e falava da parceria com o governador. O que se vê é que as obras do próprio governo do Estado estão paradas. Icoaraci espera há anos um hospital, o Abelardo Santos. O belenense quer mudanças estruturais, viver numa cidade mais segura”, disse Edmilson, na escola Augusto Meira, onde votou.
De fora - O delegado Éder Mauro (PSD) foi o terceiro colocado na votação para prefeito de Belém, com 16,53% dos votos válidos (128.549). Na escola Almirante Tamandaré, onde votou, ele disse que estava confiante e com a certeza de que o eleitor mostrou o desejo de mudança. "O povo quer alguém com coragem para resolver os problemas de Belém", comentou. A quarta colocada foi a candidata da Rede Sustentabilidade, a jornalista Úrsula Vidal, com 10,29% dos votos válidos (79.968). Professor Maneschy (PMDB) e Regina Barata (PT) conquistaram 9,6% e 1,7% dos votos válidos, respectivamente.
Com informações de Octávio Almeida e Mateus Miranda.