Em Olinda, PMDB anuncia apoio a Antônio Campos

O PMDB disputou o executivo no município no pleito deste ano, no entanto, o então candidato Ricardo Costa ficou na sexta colocação com 3,9% de votos

por Taciana Carvalho qua, 05/10/2016 - 15:17
Divulgação Divulgação

Nesta quarta (5), o candidato a prefeito de Olinda Antônio Campos ganhou mais um aliado para o pleito do próximo dia 30 de outubro. O PMDB, que disputava o executivo de Olinda apostando no deputado estadual Ricardo Costa, anunciou apoio ao socialista. A notícia foi oficializada no escritório do peemedebista, no bairro de Casa Caiada, após conversa acertada com o deputado federal Jarbas Vasconcelos e o vice-governador Raul Henry. Outros membros do Partido de Olinda também participaram da reunião.

O PSB e o PMDB já são aliados no Estado. O vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, é peemedebista. Nos bastidores, comenta-se que Henry e o governador participarão de caminhada ao lado do irmão de Eduardo Campos, neste sábado (8). No Recife, as duas legendas também são parceiras e integram a gestão de Geraldo Julio. 

O Partido Verde (PV) já declarou apoio ao socialista no segundo turno. A executiva declarou, como argumento, que “a decisão foi tomada tendo em vista que essa candidatura se assemelha consideravelmente ao modelo de gestão pública que o PV defendeu na candidatura de Guga”.

Fora do palanque

Um dia após vencer o primeiro turno, de forma inesperada para muitos, em entrevista ao Portal LeiaJá, Antônio Campos foi contundente ao afirmar que não quer a presença do PCdoB como aliados. “Sou candidato de oposição a Renildo Calheiros e Luciana Santos, que não estarão em nosso palanque”, disparou o prefeiturável.  

Em entrevista concedida a um veículo de comunicação, nesta quarta, Campos voltou a falar sobre o assunto. “Esse apoio não terei e não quero. Discordo da postura do PCdoB na gestão de Olinda e na condução política nacionalmente. Deixei isso claro na pré-campanha e no primeiro turno”, disse. 

Ainda durante a entrevista, Campos chegou a dizer que a campanha do professor Lupércio (SD), concorrente no pleito, está relacionado com a então candidata derrotada Luciana Santos (PCdoB). “Acho que Luciana está apoiando, não expressamente, mas fortemente, no bastidor, a candidatura de Lupércio, que é uma continuidade da gestão de Renildo e Luciana. Ele, quando vereador, apoiou projetos de Luciana e Renildo”, criticou. 

Lupércio já havia afirmado que pretende fazer alianças, porém que faz oposição à gestão do PCdoB. “Tenho maior respeito pela deputada federal, mas eu não desejo o seu apoio”, disse.

Derrota histórica

Uma derrota inesperada por muitos tirou o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do executivo do município de Olinda, localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR), após 16 anos de gestão na cidade. Uma das expectativas era a ida da candidata Luciana Santos ao segundo turno. No entanto, a disputa será entre Antônio Campos e o Professor Lupércio. Cada um teve, respectivamente, 55.995 (28,17%) e 46.476 votos (23,38%).

 

COMENTÁRIOS dos leitores