Ocupações:TRE só divulgará novos locais de votação domingo

A Justiça Eleitoral pernambucana teme que o anúncio antecipado gere novas ocupações

por Giselly Santos sex, 28/10/2016 - 11:16
Giorgia Wolf/LeiaJáImagens Até o momento três prédios da UFPE estão ocupados e um da UFRPE Giorgia Wolf/LeiaJáImagens

Os prédios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URPE) que são locais de votação e estão ocupados por estudantes que protestam contra a aprovação da PEC do Teto de Gastos Públicos, em tramitação no Senado, serão substituídos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE). Segundo o presidente da corte, o desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, já foi montado um “plano B” para atender os mais de 7 mil eleitores que têm as seções nas unidades. A realocação, entretanto, será divulgada apenas no próximo domingo (30). 

"Montamos um plano B, mas não vamos divulgar por enquanto para evitar que essas pessoas invadam o novo local. Temos a esperança que estes locais invadidos sejam liberados, pelo menos no domingo. Vejam que quem está protestando são universitários, estas pessoas pretendem um Brasil melhor para elas, mas se não saírem estão mostrando que não entendem o que é uma democracia”, ressaltou o presidente do TRE. 

Até o momento, três prédios da UFPE estão ocupados por estudantes. Os Centros de Educação (CE), de Artes e Comunicação (CAC) e de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) na UFPE e o Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (Cegoe) na UFRPE. Destes, dois, um em cada unidade, são locais de votação. 

“Queremos tranquilizar a população, que não passa de 7 mil eleitores. Fica fácil movimentar estas pessoas. Para transportar 10 urnas é muito fácil”, observou o corregedor do TRE, Orson Lemos.  Segundo ele, a corte eleitoral está mapeando e acompanhando as negociações de desocupação das unidades educacionais. “Como a invasão não diz respeito a eleição,mas obstrui um local da eleição, o que até é um artigo criminal, não estamos nos envolvendo. Caberá à polícia e às escolas [retirar os estudantes dos locais]. Estamos acompanhando a negociação de perto, o contato é mais de uma vez ao dia”, ponderou. 

Mais de 2 milhões de eleitores vão às urnas no domingo (30) para escolher quem será o novo prefeito de quatro cidades pernambucanas: Recife, Olinda, Caruaru e Jaboatão dos Guararapes. As três primeiras com a biometria e a última no método normal. O total de urnas disponibilizadas para o pleito é de 6.512, sendo 5.950 delas utilizadas nos locais de votação, 550 de contingência e 12 para as mesas receptoras de justificativas. A expectativa do TRE-PE é de que o resultado da votação seja divulgado até às 20h30. 

COMENTÁRIOS dos leitores