Deputado quer confirmar se estrutura do RioMar é segura
Foi circulado na internet dois supostos vídeos que mostravam rachaduras no prédio do RioMar Shopping. Edilson irá marcar reunião para tratar sobre a vistoria que foi realizada no local
Durante os últimos dias, dois vídeos que circulam na internet deixou muitas pessoas amendontradas no Recife. As imagens mostram rachaduras em um prédio que seria do RioMar Shopping e o boato de um possível risco de desabamento do local foi intensificado desde então. No entanto, por meio de nota, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), que realizou inspeção no local na última segunda (31), “tranquilizou a sociedade quanto à segurança do empreendimento”.
A administração do Riomar também garantiu a segurança do estabelecimento público. Apesar da confirmação do Shopping e do CREA-PE, o presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Edilson Silva (Psol), irá marcar reunião para tratar sobre a vistoria que descartou risco à estrutura da edificação.
Além do Conselho e administração do centro comercial, serão convidados o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Pernambuco. A data do encontro, que deve acontecer na próxima semana, ainda não foi definida.
“Na Casa, as questões do consumidor são tratadas na Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular. Fui procurado por pessoas que se mostraram preocupadas, então achamos prudente conversar com os representantes das entidades que realizaram a inspeção. Antes do envio do ofício, também entraremos em contato com a administração do centro comercial, para explicar as razões da conversa”, explicou Edilson.
Boatos
O RioMar se posicionou sobre o assunto afirmando que estão sendo tomadas as devidas medidas judiciais para identificar os responsáveis por espalhar o boato de que a estrutura estaria comprometida havendo risco de desabamento. A Engedata, empresa responsável pela construção, também disse que a acusação quanto à falta de segurança do espaço é "tendenciosa e carece de fundamentação".
"Na verdade, a abertura apresentada na matéria corresponde a uma junta de dilatação que é parte intrínseca da concepção estrutural da obra: essas juntas de movimentação térmica são necessárias e obrigatórias para permitir a dilatação natural da estrutura nos casos de áreas de grande extensão como acontece no Shopping RioMar. O comentário de que ela é profunda é verdadeiro, pois, a junta só tem sentido se atravessar toda a espessura da laje", diz trecho da nota.