Deputado quer confirmar se estrutura do RioMar é segura

Foi circulado na internet dois supostos vídeos que mostravam rachaduras no prédio do RioMar Shopping. Edilson irá marcar reunião para tratar sobre a vistoria que foi realizada no local

por Taciana Carvalho qui, 03/11/2016 - 15:48

Durante os últimos dias, dois vídeos que circulam na internet deixou muitas pessoas amendontradas no Recife. As imagens mostram rachaduras em um prédio que seria do RioMar Shopping e o boato de um possível risco de desabamento do local foi intensificado desde então. No entanto, por meio de nota, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), que realizou inspeção no local na última segunda (31), “tranquilizou a sociedade quanto à segurança do empreendimento”.

A administração do Riomar também garantiu a segurança do estabelecimento público. Apesar da confirmação do Shopping e do CREA-PE, o presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Edilson Silva (Psol), irá marcar reunião para tratar sobre a vistoria que descartou risco à estrutura da edificação.

Além do Conselho e administração do centro comercial, serão convidados o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Pernambuco. A data do encontro, que deve acontecer na próxima semana, ainda não foi definida.

“Na Casa, as questões do consumidor são tratadas na Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular. Fui procurado por pessoas que se mostraram preocupadas, então achamos prudente conversar com os representantes das entidades que realizaram a inspeção. Antes do envio do ofício, também entraremos em contato com a administração do centro comercial, para explicar as razões da conversa”, explicou Edilson.

Boatos

O RioMar se posicionou sobre o assunto afirmando que estão sendo tomadas as devidas medidas judiciais para identificar os responsáveis por espalhar o boato de que a estrutura estaria comprometida havendo risco de desabamento. A Engedata, empresa responsável pela construção, também disse que a acusação quanto à falta de segurança do espaço é "tendenciosa e carece de fundamentação".

"Na verdade, a abertura apresentada na matéria corresponde a uma junta de dilatação que é parte intrínseca da concepção estrutural da obra: essas juntas de movimentação térmica são necessárias e obrigatórias para permitir a dilatação natural da estrutura nos casos de áreas de grande extensão como acontece no Shopping RioMar. O comentário de que ela é profunda é verdadeiro, pois, a junta só tem sentido se atravessar toda a espessura da laje", diz trecho da nota.

 

COMENTÁRIOS dos leitores