Vereador analfabeto é reeleito em Quixaba

Antônio Ramos da Silva, analfabeto, já foi prefeito da cidade localizada no Sertão pernambucano. Ele foi reeleito vereador do município no pleito deste ano

por Taciana Carvalho sab, 05/11/2016 - 16:27
Divulgação/Eleições2016 Divulgação/Eleições2016

Em Quixaba, município localizado no Sertão pernambucano, um fato atípico pode servir de inspiração. Antônio Ramos da Silva, 69 anos, conhecido como “Pezão”, foi reeleito vereador da cidade. Ele é presidente da Câmara Municipal e já foi o prefeito da cidade. O que chama atenção é que seu Antônio é analfabeto. 

O vereador explicou, em entrevista a um veículo de comunicação nacional, que não teve oportunidade de estudar. “Meu pai precisava dos filhos para trabalhar na roça e não me deixou estudar quando eu era criança”, contou.

Segundo a Lei, os analfabetos [os que não sabem ler e escrever] não podem exercer o cargo, no entanto, ele conseguiu se eleger por saber copiar palavras e assinar o nome. 

Em 1992, Antônio Silva conseguiu vencer a disputa majoritária de Quixaba e se tornou prefeito. Segundo ele, em sua gestão a educação chegou a receber 37% do orçamento municipal, bem mais do que o piso obrigatório de 25%. “Fiz tanto pela educação porque senti na pele o quanto ela faz falta”. 

Sua candidatura foi pelo Partido Social Liberal (PSL), através da coligação “Rumo a Mudança com a Força do Povo”, que contava com o apoio do PROS, PMDB e PSB.

Outra história de superação aconteceu no Rio Grande do Norte, em Jucurutu, durante a eleição deste ano. Um motorista de ambulância chamado Valdir Medeiros (PROS) venceu a disputa eleitoral deste ano, tornando-se prefeito da cidade derrotando um grupo político que estava no poder há, aproximadamente, 48 anos. Ele tem como vice José Pedro de Araújo, um gari concursado da Prefeitura de São Rafael, um município vizinho a Jucurutu.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores