'#AnistiaCaixa2NAO' é o assunto mais comentado no Twitter

A hashtag faz referência a um dos pontos mais polêmicos do pacote anticorrupção em análise na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (24)

por Giselly Santos qui, 24/11/2016 - 13:31

No dia em que o Plenário da Câmara dos Deputados tenta votar o Projeto de Lei 4850/2016, que estabelece medidas contra a corrupção, um dos pontos mais polêmicos do texto, a tipificação do crime de caixa dois em campanhas eleitorais, é o assunto mais comentado no Twitter em todo o país. A hashtag #AnistiaCaixa2NAO está no topo das publicações e o debate na rede social tem a ver com a possibilidade de a nova legislação não acarretar punições para quem cometeu a irregularidades antes da aprovação da lei.   

Além de políticos, como o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) que considera “usar o debate de combate à corrupção para promover a Anistia ao Caixa 2 é um espetáculo político pornográfico, inaceitável”, populares também expressam contrários a possibilidade. 

Embed:

"#AnistiaCaixa2NAO  Seja esquerda ou direita, não importa, queremos polícia federal para todos os criminosos de Brasília! Tolerância zero!", pondera César Passos. "Vamos marcar panelaço vamos às ruas não podemos assistir isso tudo de braços cruzados. Acorda Brasil! #AnistiaCaixa2NAO", convoca Neython.

Atualmente, apesar de ser considerada uma prática ilegal, o crime de caixa dois não está claramente previsto na legislação e as punições são feitas com base no artigo do Código Eleitoral que pune diversos tipos de omissão em documentos, já que o caixa dois é o recebimento e utilização de dinheiro não oficial durante campanhas eleitorais. 

A matéria é oriunda do texto encabeçado pelo Ministério Público Federal (MPF) que elenca 10 itens anticorrupção. O projeto tramita em caráter de urgência na Casa. 

COMENTÁRIOS dos leitores