“Maia provavelmente vai ser presidente”, diz André Régis

O vereador do Recife disse que é quase certo Temer ser afastado e o presidente da Câmara dos Deputados assumir o comando do Brasil

por Taciana Carvalho ter, 11/07/2017 - 14:52
Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo O vereador não acredita que o peemedebista irá renunciar Brenda Alcântara/LeiaJáImagens/Arquivo

O  vereador do Recife André Régis (PSDB) acredita que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai assumir o comando do país. Em entrevista ao LeiaJá, o tucano se mostrou convicto de que o Plenário da Casa irá autorizar o prosseguimento da denúncia envolvendo o presidente Michel Temer (PMDB), seguindo a direção do relatório do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) que recomendou a admissibilidade da queixa, nessa segunda-feira (10).

O presidente do PSDB na capital pernambucana acredita que a tendência é “marcharmos” para que o Supremo Tribunal Federal (STF) também acate a acusação. “Consequentemente, ele vai ficar impedido de governar enquanto houver o processo de julgamento no Supremo e isso pode levar até seis meses , ele afastado aí Rodrigo Maia [presidente da Câmara] assume. Rodrigo Maia, provavelmente, vai ser presidente durante este período”, afirmou categórico.

“Ao término [do processo] a gente não sabe se Temer volta ou se não volta, mas eu acredito que o caminho mais provável é ele terminar sendo processado pelo STF. A situação dele de desgaste tem aumentado e não diminuído. E além do mais quem tem muita influência hoje no Congresso Nacional é simplesmente o que tem o maior interesse em seu afastamento que é Rodrigo Maia. Então, quem tem mais capacidade de articulação hoje é Rodrigo Maia ou Michel Temer dentro do Congresso?”, indagou afirmando ser o democrata. 

Regis também falou que acredita que, nos bastidores, a pressão seja grande para Maia ajudar no processo de retirar base de apoio de Temer. “Espero que o PSDB, em peso, vá a favor das investigações. Aí eu acho que, dessa forma, a gente afastando o presidente e assumindo o interino com compromisso de manutenção da equipe econômica atual seria o melhor cenário porque o relevante não é Temer hoje, o relevante é a equipe econômica”, disse.

“O relevante são os ministérios que passaram a andar. O Michel Temer hoje é alguém que está lá, não vou dizer a rainha da Inglaterra porque a rainha da Inglaterra é um status positivo, ele não está governando porque ele simplesmente esta cuidando da sua própria defesa”, alfinetou.

Renúncia

O vereador não acha que o peemedebista irá renunciar. “Ele não vai renunciar, ele inclusive não tem estímulo para renunciar. Você deveria ter o incentivo. Qual o incentivo que ele terá para renunciar? Nenhum. A situação dele é tão ruim, mas se ele renunciar vai ficar pior, inclusive ele tendo o exemplo do seu ex-aliado de Geddel Vieira que depois que deixou de ser ministro foi preso. Então, ele vai segurar o máximo”, comparou. 

COMENTÁRIOS dos leitores