Confira políticos que ocupam cargos quase "vitalícios"

O LeiaJá lista, nesta sexta-feira (18), políticos que somam quase ou mais de 20 anos de mandatos entre idas e vindas

por Taciana Carvalho seg, 21/08/2017 - 18:40

Há figuras políticas que são conhecidas por uma boa parte da população, no entanto muitos não devem dar conta de que alguns já estão há muito tempo no meio político, mais precisamente quase duas décadas ou até mais. Esse grupo está inserido em uma classe privilegiada que já tem, inclusive, o direito de se aposentar. Pela lei, basta apenas exercer três mandatos para que consiga esse benefício. O LeiaJá preparou uma lista, em ordem aleatória, de velhos conhecidos que parecem estar longe de abandonar a política:

1 -  Paulo Maluf (PP)

Mesmo com todas as denúncias envolvendo o nome de Maluf, que chegou a ser preso pela Polícia Federal acusado de corrupção, e foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 7 anos e 9 meses por lavagem de dinheiro e perda de mandato na Câmara dos Deputados, ele continua no cargo. Já são quatro mandatos, dos quais três consecutivos, o que totaliza quase 30 anos de vida pública. 

2 - Jair Bolsonaro (PSC):

O "poder" que o deputado federal tem chega a impressionar. Boa parte da vida do militar da reserva foi dentro da Câmara dos Deputados. Bolsonaro já está há 27 anos ininterruptos de exercício apenas no Congresso. Antes, ele foi vereador do Rio de Janeiro. Apesar de longos anos na carreira, o parlamentar está prestes a dar uma guinada em sua carreira já que é pré-candidato a presidente do Brasil na eleição de 2018. Bolsonaro já conseguiu, em pesquisas, empatar com o ex-presidente Lula, que é o favorito a ocupar o cargo. 

3- Aécio Neves (PSDB): 

Foi governador de Minas Gerais por dois mandatos consecutivos. O tucano exerceu quatro mandatos na Câmara Federal. É senador por Minas Gerais desde 2011. Aos 57 anos de idade, já são mais de 30 anos exercendo cargos públicos, ou seja, mais da metade da vida de Aécio foi na política. Em meio às polêmicas envolvendo o seu nome, ele sonha em ser presidente da República. 

4 - Jarbas Vasconcelos (PMDB):

O deputado federal já ocupou os mais diversos cargos na política sendo o primeiro em 1971, ou seja, são mais de 43 anos no meio. Ele já foi prefeito do Recife, deputado estadual e federal, governador de Pernambuco e senador. 

5- Renan Calheiros (PMDB):

Desde 1995, o peemedeebista ocupa uma vaga no Senado Federal [assumiu no período outros cargos] como representante de Alagoas. Antes, ele ocupou dois mandatos como deputado federal e um como deputado estadual. Somam-se aí  mais de três décadas na vida pública. Ele foi um dos que criticou a redução dos senadores para cinco anos. 

6 - Marina Silva (Rede Sustentabilidade) 

Ela se elegeu vereadora, em 1988, em Rio Branco. Em 1990, se tornou deputada estadual. Em 1994, aos 36 anos, se tornou a senadora mais jovem da história do Brasil sendo reeleita em 2002. Foi ministra do Meio Ambiente de 2003 até 2008. Atualmente, é a porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade

7 -Luciana Santos (PCdoB):

Assumiu o mandato de deputada estadual em 1996. Em 1998, Luciana reelegeu-se deputada estadual. Em 2000, foi eleita prefeita de Olinda e, em 2004, foi reeleita. Após esse período, assumiu a secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Atualmente, está no segundo mandato na Câmara Federal, o que totaliza mais de 20 anos na vida pública

8 - Bruno Araújo (PDSB): 

O atual ministro das Cidades tem apenas 45 anos de idade, mas já tem um currículo extenso dentro da política. Foi deputado estadual por Pernambuco por dois mandatos consecutivos, três mandatos como deputado federal e, desde maio de 2016, aceitou o convite para ser auxiliar ministerial do presidente Michel Temer (PSDB). Ele não deve parar por aí. Nos bastidores, cogita-se que ele pode concorrer a vaga de governador de Pernambuco em 2018. 

9 -Guilherme Uchoa (PDT): 

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) tem dois marcos históricos em sua trajetória política: 22 anos de mandato dos quais passará 12 anos seguidos na presidência do Legislativo estadual. Uchoa, em 2017, tomou posse para cumprir o seu sexto mandato. Em entrevista recente ao LeiaJá, o pedetista deixou claro que não pretende parar. Ele, na ocasião, destacou suas pretensões para 2018. "Renovar meu mandato de deputado estadual e apoiar Paulo Câmara".

10 - Cleuza Pereira (PSB): 

Aos 81 anos, a deputada federal parece continuar com todo o vigor para permanecer na política.  Em 1992, ela foi a primeira mulher a ocupar o executivo de uma cidade do sertão pernambucano: o município de Salgueiro. Em 2000, assumiu o cargo novamente e, em 2004, foi reeleita. Em 2016, Creuza chegou a disputar novamente um cargo em Salgueiro, desta vez, como vice-prefeita da cidade. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores