Vem Pra Rua realiza ato no Recife no próximo domingo (27)
Manifestação será a favor da Lava Jato, pela punição aos políticos envolvidos com corrupção e contra itens da reforma política em análise no Congresso Nacional
Com um porte menor, o Vem Pra Rua fará um ato no próximo domingo (27) no Recife. A impunidade aos políticos e as mudanças na legislação eleitoral previstas pela reforma política, em análise no Congresso Nacional, são alguns dos motes da manifestação. De acordo com a porta-voz do movimento, Maria Dulce Sampaio, o protesto não sairá em caminhada pela Avenida Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana, como de costume, mas vai se concentrar no Segundo Jardim da Orla, às 14h, com um minitrio para os discursos.
De acordo com a representante, o Vem Pra Rua vai defender novamente a Lava Jato, mas com o pedido de que os políticos citados na investigação sejam julgados e condenados. “O que não pode é você só ver empresários e ex-políticos presos e condenados. Os políticos mesmo ficam livres”, destacou. Indagada se incluíam o presidente Michel Temer (PMDB) na lista, Maria Dulce frisou que o movimento “não tem político de estimação”.
“Colocamos sim. Não temos políticos de estimação. O Vem Pra Rua se posicionou pelo afastamento de Temer. Não fomos nós que elegemos Temer. O país foi destruído pela chapa eleita Dilma-Temer. Agora sabemos que houve uma manobra de Janot para derrubar o governo Temer e proteger as delações que incriminam o PT, Lula principalmente”, acusou. “Que ele [Michel Temer] seja julgado. É óbvio que ele era corrupto sendo vice de quem foi”, acrescentou.
A reforma na legislação eleitoral também é um dos assuntos alvo de protesto do Vem Pra Rua. O grupo é contra o distritão e a criação de um fundo eleitoral de R$ 3,6 bilhões para financiar as campanhas. “Somos totalmente contra essas manobras que esses políticos estão fazendo para permanecer no poder. Agora querem inserir doação oculta e um fundo bilionário. Sem falar no distritão que se fosse num país sério teria validade, mas no Brasil não. Isso vai favorecer aqueles que tem mais dinheiro”, salientou.
No domingo, o Vem Pra Rua também fará atos em outras 11 capitais do país e mais cinco cidades, entre elas Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.