Aplicativo permite monitorar gastos de deputados de SP
Assembleia Legislativa disponibilizou ferramenta que facilita fiscalização do uso de dinheiro público por gabinete, com detalhamento de serviço ou produto adquirido
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) lançou hoje (20) um aplicativo que serve para monitorar os gastos dos deputados. O detalhamento traz até mesmo o tipo de serviço ou produto em que o dinheiro foi usado e quanto ainda resta do teto de R$ 31.337,00 de que cada gabinete dispõe. Segundo a Lei Complementar 1136/11, cada gabinete pode empregar até 32 assessores, ao custo máximo de R$ 142 mil mensais.
Também há a possibilidade de identificar os veículos oficiais e qual o parlamentar que o está utilizando. Isso facilita a notificação de infrações de trânsito e a prestação de contas sobre os locais em que os carros da Alesp trafegam. O aplicativo mostra, ainda, o telefone e o e-mail do deputado que está fazendo uso daquele veículo.
De acordo com o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB), a iniciativa amplia a transparência do órgão, já que as informações estão disponíveis no site, porém, difíceis de localizar. "A sociedade esperava da Alesp essa abertura dos custos. Se queremos reconquistar a confiança das pessoas, precisamos dar o primeiro passo. Acaba aqui essa história de que a Alesp é uma caixa preta", disse o parlamentar.
O aplicativo "Fiscaliza Cidadão" está disponível para Android.