Com feriado, deputados estão de folga esta semana
De acordo com a agenda disponibilizada no site da Câmara, não está prevista nenhuma sessão deliberativa na Casa, ou seja, para votações; apenas debates
Na quarta-feira (15) é feriado da Proclamação da República, mas os deputados federais resolveram tirar a semana de folga. De acordo com a agenda disponibilizada no site da Câmara, não está prevista nenhuma sessão deliberativa na Casa, ou seja, para votações; apenas debates. No plenário, normalmente, são realizadas votações entre terça e quinta-feira. A próxima sessão deliberativa deve acontecer apenas na próxima terça (21).
As comissões temáticas da Câmara também são outro exemplo da folga extensa dos parlamentares. Nenhuma reunião foi convocada. Na agenda, apenas a Comissão de Cultura vai realizar um seminário cidade de Chapecó, em Santa Catarina.
Segundo o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a folga foi um acordo com os líderes partidários para que na semana passada os parlamentares atuassem em esforço concentrado. "Nós trabalhamos de segunda a sexta, fizemos um esforço num tema importante que é segurança pública e acho que o custo para a Câmara dos Deputados de convocar sessão para segunda seria um esforço desnecessário”, disse, em entrevista a jornalistas na última sexta-feira (11).
De acordo com Maia, o plenário deve votar na próxima semana mais três projetos sobre segurança pública e algumas medidas provisórias que estão com a validade próxima de vencer, como as três que mudam regras do setor de mineração: 789/17, sobre royalties; 790/17, que altera o marco legal do setor; e 791/17, que cria a Agência Nacional de Mineração (ANM), em substituição ao atual Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).