“Vai ter aumento na tarifa de ônibus?”, questiona Edilson

O deputado quer saber do governador Paulo Câmara (PSB) se o valor da passagem vai aumentar em 2018. Edilson disse querer evitar possíveis “surpresas”

por Taciana Carvalho sex, 22/12/2017 - 16:41
Alepe Alepe

No mês passado, o deputado estadual Edilson Silva (PSOL) fez uma cobrança ao governador Paulo Câmara (PSB), que repercutiu bastante. Ele indagou: “Cadê o ar-condicionado nos ônibus”, por meio de suas redes sociais lembrando, na ocasião, que a instalação do equipamento é obrigatória por lei nas linhas Radiais (ônibus azul), Perimetrais (ônibus vermelho) e Interterminais (ônibus verdes).

Nesta semana, o psolista fez mais um questionamento que deve ser a dúvida de uma boa parte dos pernambucanos: Paulo, vai ter aumento de tarifa de ônibus em 2018?. Edilson ressaltou que, todo ano, a população tem que pagar cada vez mais caro “por um serviço cada dia pior, mais inseguro, mais desconfortável e lotado”. 

Ele contou que protocolou um pedido de informações, na Secretaria Estadual das Cidades, na última segunda-feira (18), com a finalidade de saber se existe algum estudo ou projeto em tramitação no que diz respeito ao aumento das tarifas no transporte público para o próximo ano. O Governo do Estado tem até o dia 18 de janeiro para dar um retorno. 

“Ninguém aguenta mais a falta de transparência nas decisões do Conselho Metropolitano, que reajustam esses valores. Por isso, no requerimento [4354/2017], nós cobramos informações sobre a previsão de aumento para os passageiros, além das bases legais e dos critérios para esses reajustes”, escreveu em sua página do Facebook. 

Edilson, que classificou nesta semana a gestão de Câmara como caótica e trágica, disse que “transparência” deveria ser um compromisso do governador. “Na falta dela, a gente vai lutar para descobrir possíveis surpresas que apareçam em pleno ano eleitoral”.

Os internautas se posicionaram a favor da postura do deputado em cobrar uma resposta sobre o tema. “Provavelmente terá, pois eles vão alegar o de sempre: alta de combustíveis, folha de pagamento alta e custos operacionais de manutenção das frotas. Provavelmente, ano que vem tentarão colocar a passagem a quase R$ 5 ou R$ 4,50”, comentou um seguidor. 

Balanço do governo Paulo Câmara

Na última quarta (20), na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Edilson mais uma vez não poupou Câmara. Ao fazer um balanço da gestão do governador, o parlamentar fez um discurso duro. “Infelizmente, Paulo Câmara se especializou em ser um Governo de retórica, apontando o Governo Federal como culpado de mazelas que tem o Executivo local como responsável’, declarou.

Ainda, como de costume, falou sobre a violência no estado. “Além da marca dos cinco mil homicídios neste ano, também temos dados dramáticos com relação às mulheres: uma média de seis estupros por dia, chegando a cerca de 2 mil estupros em um ano”, lamentou. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores