Câmara deve votar intervenção federal no Rio nesta segunda
Análise do decreto assinado por Michel Temer (MDB) deve atrasar a votação da reforma da Previdência
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), agendou para a próxima segunda-feira (19) a votação do decreto assinado pelo presidente Michel Temer (MDB) que prevê uma intervenção federal na área de segurança do Estado do Rio de Janeiro. A sessão na Casa está marcada para as 19h. O assunto deve gerar uma discussão intensa entre os parlamentares, já que vem dividindo os deputados.
Com o decreto encaminhado para a Câmara em caráter de urgência, haverá um atraso no calendário previsto por Maia para a votação da Proposta de Emenda à Constituição 287/16 que prevê a reforma da Previdência. A análise do projeto no Plenário estava marcada para ser retomada na segunda.
“A decisão de editar o decreto é contundente, mas a agenda de redução das despesas gigantes do Estado brasileiro é um debate permanente”, afirmou Rodrigo Maia. Segundo o democrata, ainda será analisado se durante a vigência do decreto a Câmara não poderá apenas votar emendas constitucionais ou nem mesmo discuti-las. Mesmo assim, ele não acredita que seja viável votar a reforma após fevereiro. “O prazo-limite para análise da reforma da Previdência é este mês”, disse o presidente da Casa.