Líder do MBL será candidato a deputado federal
Kim Kataguiri é um dos ferrenhos críticos do ex-presidente Lula. Ele já chegou a afirmar que o povo quer ver o líder petista na cadeia
Depois do líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, e do presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Carlos Veras, lançarem seus nomes para disputarem um cargo na eleição de outubro, foi a vez de um dos líder do polêmico Movimento Brasil Livre (MBL) colocar seu nome no pleito: Kim Kataguiri anunciou sua pré-candidatura a deputado federal pelo DEM de São Paulo.
Kataguiri ficou bastante conhecido por ser um dos protagonistas nas articulações dos protestos a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Será a primeira vez que ele participa de uma eleição. O ativista, dono de discursos diretos, chegou a causar ao afirmar que a população brasileira deseja “o fim” de Lula. “O povo já decretou seu fim, Lula. O povo quer ver você na cadeia”, disparou em uma postagem em seu facebook.
Kim Kataguiri também polemizou ao, certa vez, publicar no seu facebook uma foto com uma arma na Rocinha, no Rio de Janeiro. A repercussão foi ainda maior por ele ironizar ao usar um boné personalizado da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e uma blusa da União da Juventude Socialista (UJS). Na postagem, ele escreveu: “Cansei de bater panela, agora vou fazer revolucion”.
O dirigente disse que sua candidatura vai ser “na raça”. “Está lançada a nossa pré-campanha. Vamos precisar muito da ajuda de vocês. É a nossa primeira campanha e, diferente dos candidatos tradicionais, não temos apoio de dezenas de prefeitos e milhares de cabos eleitorais. Vai ser na raça. Há os que dizem que, dado o nosso alcance no Facebook, já estamos eleitos. Pura ilusão, like não é voto. Precisamos trabalhar, e muito”, ressaltou.
O MBL, de acordo com ele, pretende lançar 20 candidatos a deputado federal por diversos partidos e o objetivo é alto: eleger, ao menos, 15.