Esquerda lança “Frente Ampla pela Democracia”
Representantes da esquerda brasileira assinaram um manifesto que marca a união das forças políticas de oposição
Partidos políticos com viés de esquerda realizaram, nesta quarta-feira (18), o lançamento da “Frente Ampla pela Democracia, Soberania Nacional e Direitos do Povo Brasileiro”. O ato ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e contou com a presença de líderes do PCdoB, PT, PSB, PDT, PCB, PCO e PSOL.
Representantes da esquerda brasileira assinaram um manifesto que marca a união das forças políticas de oposição “em prol de um novo ciclo de democracia e progresso”. O evento foi marcado por duras críticas ao governo Temer e manifestações de apoio ao ex-presidente Lula, preso há pouco mais de 10 dias.
Para o senador Humberto Costa (PT-PE), o manifesto marca a união de partidos, entidades da sociedade civil, movimentos sociais, sindicatos, professores e artistas, em defesa do Estado de Direito. “Estamos aqui, com essa ampla frente, para fazer a defesa intransigente das liberdades democráticas, dos direitos políticos, de eleições livres, dos direitos sociais, da soberania e do patrimônio nacional e para o enfrentamento intransigente da violência disseminada pela extrema-direita”, afirmou.
A presidente do PCdoB, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), destacou a força que a união terá nas próximas eleições. “Os golpistas têm uma grande pedra no caminho, que é o voto. Nossa resposta mais contundente é a possibilidade de as forças partidárias que estão aqui, tenham a capacidade política de ter unidade de ação e derrotar a direita”.
Além de Humberto e Luciana, também marcaram presença no evento os presidentes, Carlos Lupi (PDT), Carlos Siqueira (PSB), Juliano Medeiros (PSOL), Gleisi Hoffman (PT) e o secretário geral do PCB, Edmilson Costa.
Por Fabio Filho