Humberto chama ministro do Meio Ambiente de 'idiota'

O senador afirmou que é preciso respeitar o legado do seringueiro Chico Mendes e que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, precisa conhecer a história

por Pedro Bezerra Souza qua, 13/02/2019 - 11:33
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O líder do Partido dos Trabalhadores no Senado, Humberto Costa, fez duras críticas nessa terça-feira (12) à fala do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, contra o seringueiro Chico Mendes. Salles afirmou, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que Mendes usava a causa dos seringueiros para se beneficiar.

“Quem é esse idiota de Ricardo Salles para criticar Chico Mendes?”, perguntou Humberto Costa sobre o ministro do meio ambiente. Na opinião do senador, Chico Mendes - que é um ecologista premiado pela ONU e foi assassinado com tiros numa emboscada no quintal da própria casa, no Acre, nos anos 1980 - foi um dos maiores defensores dos direitos humanos no Brasil.

Já para Ricardo Salles, é plausível questionar a real importância de Chico Mendes tem nos dias atuais. “Ouço comentários dos ambientalistas mais ligados à esquerda, que o enaltecem. E também ouço pessoas do agro, que dizem que ele não era isso tudo que contam”, disse Salles durante a entrevista.

Em seu posicionamento, Humberto Costa ainda frisou a luta do seringueiro contra os poderosos na Amazônia, disse que ela foi reconhecida mundialmente e que essa história “não pode ser queimada por um ministro que faz joguete nas mãos do agronegócio, junto com a bancada ruralista, e é inimigo do meio ambiente”.

Por fim, o senador afirmou que é preciso medir Salles e Mendes pela régua da política, das lutas e da história. “Chico Mendes não caberá lá. É um gigante. Já esse tal de Salles não poderá ser medido. Só pode ser visto em microscópio”, finalizou.

 

COMENTÁRIOS dos leitores