Morre o presidente da Arpe e ex-prefeito Ettore Labanca
O falecimento do político foi confirmado nesta sexta-feira (29). Labanca tinha 74 anos e na bagagem uma carreira política com quatro mandatos de prefeito de São Lourenço da Mata e um de deputado estadual
Morreu, nesta sexta-feira (29), o presidente da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe), Ettore Labanca (PSB), aos 74 anos. O pessebista estava internado no Hospital Português, mas não resistiu e veio a óbito. De acordo com a família, o velório ocorrerá no Velório Municipal e o sepultamento, no Cemitério Municipal às 11h deste sábado (30), ambos em São Lourenço da Mata.
Labanca assumiu a Arpe em 2015 por indicação do governador Paulo Câmara (PSB) e para isso precisou renunciar ao seu quarto mandato de prefeito de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.
Ettore Labanca começou a carreira política como chefe de gabinete do Secretária de Justiça de Pernambuco em 1972. Em 1988, ele foi eleito pela primeira vez prefeito de São Lourenço da Mata, cargo que ocupou até 1992, quando elegeu seu sucessor Antônio Cândido. Em 1996, Labanca voltou a administrar a cidade e depois venceu as eleições municipais de 2008 e 2012.
Além disso, Ettore Labanca também foi deputado estadual de 2002 a 2006. E em 2008 ocupou o cargo de secretário-executivo de Relações Institucionais da gestão do então governador Eduardo Campos, de quem era considerado conselheiro político. Inclusive, a última agenda política de Campos em Pernambuco antes do acidente aéreo que o vitimou foi em São Lourenço da Mata, ao lado do ex-prefeito.
Dono de um perfil político enérgico, Ettore era conhecido pelas suas avaliações polêmicas sobre a oposição a Eduardo Campos e sua atuação articuladora.
Já na última quarta-feira (27), a notícia da morte dele corria pelos corredores do Congresso Nacional e, inclusive, foi anunciada pelo deputado federal Augusto Coutinho (SD) em sessão plenária, mas negada pelos familiares.