Compaz de Arcoverde pode levar nome de Paulo Freire
Projeto de lei com a sugestão de homenagem foi apresentado na Alepe
Em meio às discussões federais para retirar o título de patrono da educação brasileira do filósofo e educador Paulo Freire, a Assembleia Legislativa de Pernambuco recebeu um projeto de lei que propõe homenagear o pernambucano ao dar o nome dele para o Centro Comunitário da Paz (Compaz) de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.
A proposta é de autoria do deputado Isaltino Nascimento (PSB). E na justificativa, o pessebista diz que Freire é “o maior ícone pernambucano da promoção da paz através da cultura”, o que é um dos principais objetivos do Compaz, e “nada mais representativo” do que homenageá-lo na primeira unidade do centro fora da capital pernambucana.
“O recifense foi influenciador da pedagogia crítica que se caracteriza pelo fomento ao pensamento, leitura, escrita e fala visando ao aprofundamento semântico das informações, ações, eventos, objetos, processos, organizações, experiências, textos, assuntos subjetivos, políticas, mídias de massa ou discursos, considerando suas raízes, contexto social, ideologias e consequências, vinculando-se, inafastavelmente, à democracia radical e aos conceitos de justiça social”, argumentou Isaltino.
Em contrapartida de Isaltino, a deputada federal Caroline De Toni (PSL-SC) apresentou um projeto de lei, na última segunda-feira (29), que prevê a revogação da legislação que estabelece Paulo Freire como patrono da educação no Brasil.
No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) chegou a dizer que já avalia a mudança. "Quem sabe nós temos uma patrona da educação, não mais um patrono muito chato. Não precisa falar quem é, que temos até o momento, que vai ser mudado. Estamos esperando alguém diferente", declarou na ocasião.