Paulo Dutra convida recifenses para ato pela educação
O deputado estadual pelo PSB endossou a manifestação desta quarta (15) durante discurso na Alepe
O corte de mais de R$ 2 bilhões no financiamento de universidades e institutos federais de todo o País foi abordado nesta segunda-feira (13) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pelo deputado Professor Paulo Dutra (PSB).
Em discurso, ele convidou os colegas a participarem de manifestação contra a medida que vão ocorrer nesta quarta-feira (15), no Centro do Recife. O ato será em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora.
“Venho fazer uma convocação a todas e todos que veem a educação como o caminho mais viável para construção de um país mais forte e livre das mazelas sociais que ainda nos assolam”, afirmou. “Será uma grande mobilização em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Vamos elevar democraticamente nossa voz contra o iminente sucateamento de nossas universidades e institutos federais de educação”, convidou.
O parlamentar se disse “totalmente contrário aos bloqueios orçamentários e à forma irresponsável com que a educação vem sendo tratada pelo Governo Federal”. Dura ainda falou sobre o financiamento da educação. “Exigimos que o corte seja revogado e que o Governo assuma o compromisso regulamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que garante o financiamento das instituições públicas”, pontuou.
O tema contou com o apoio da deputada Teresa Leitão (PT), que discursou em seguida na tribuna. “Quero me associar a essa convocação. Estarei lá presente”, garantiu a parlamentar.
Dutra também anunciou a realização de audiência pública na Alepe, no próximo dia 31 de maio, para debater a situação dessas instituições em Pernambuco. “Vamos, junto com deputado Isaltino Nascimento (PSB) e com os reitores das universidades e institutos federais do Estado, buscar entender o que os cortes significarão no dia a dia, assim como encontrar soluções para a reversão desse quadro”, avisou.