Bolsonaro se diz 'homemfóbico' nomeando 1ª reitora da UFRJ
O presidente brincou ao escolher Denise Pires de Carvalho como nova reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Após confirmar o nome de Denise Pires de Carvalho como a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ), o presidente Jair bolsonaro (PSL) não perdeu a oportunidade para brincar e ironizar com as críticas que costuma receber.
“Devo assinar aqui o nome da nova reitora da UFRJ. Tomei conhecimento a respeito dela, da lista tríplice, bem como de mais chegados, é a pessoa adequada para estar à frente da UFRJ. Eu disse reitora, já dei a dica de quem é. Os outros dois são homens. Eu agora sou o novo ‘homemfóbico’”, disse o presidente durante pronunciamento em cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Industrial na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no Rio.
Denise foi escolhida pela comunidade acadêmica em primeiro turno da consulta eleitoral, com 9.427 votos, e confirmada pelo colégio eleitoral da instituição. Na ocasião, Bolsonaro ainda comentou o contingenciamento de ao menos 30% das universidades e institutos federais para o orçamento discricionário e os protestos nacionais da educação ocorridos no último dia 15.
“Nosso querido Exército Brasileiro faz um trabalho excepcional. O nosso contingenciamento foi de 40%. Na Educação foi mais ou menos 3,5%. Gente na rua protestando. Quando digo que o Brasil não tem nenhuma universidade entre as 250 melhores do mundo, algo está errado”, afirmou.