Juízes pedem expulsão de Moro de associação da categoria
Um grupo de 30 juízes federais formalizou um pedido para que Sergio Moro perca o título de sócio da Associação dos Juízes Federais do Brasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, teve mais um ônus após o vazamento de troca de mensagens suas com procuradores da Operação Lava Jato, no último dia 9 de junho, feito pelo site The Intercept.
Nesta segunda-feira (24), um grupo de 30 juízes federais espalhados por várias cidades do Brasil pediu à Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) que haja a suspensão cautelar de Moro “das atividades associativas, inclusive da participação na Lista Ajufe".
Ainda houve o pedido de que a Ajufe apure o teor das conversas divulgadas pelo The Intercept e as consequências que isso pode ter para o ex-juiz federal. Caso sejam confirmados todos os dados divulgados pelo site, os juízes dizem que Moro deveria perder o título de sócio da entidade.
"Entendemos que as condutas expostas na publicação jornalística, caso confirmadas, são totalmente contrárias aos princípios éticos e às regras jurídicas que devem reger a atuação de um magistrado, pois quando um juiz atua de forma parcial, chegando ao ponto de confundir sua atuação com a do órgão acusador, a credibilidade do Poder Judiciário é posta em xeque", aponta o documento apresentado pelos juízes.