"A fome no Brasil é um projeto político", lamenta Lula
O ex-presidente Lula criticou a forma do Governo Federal tratar o projeto de transposição do Rio São Francisco
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde abril de 2018, afirmou nesta terça-feira (3) que a fome no Brasil é um projeto político do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Por meio de sua equipe, que publicou a mensagem no perfil oficial de Lula no Twitter, o Governo Federal trata com descaso a transposição do rio São Francisco, que corta estados nordestinos.
“A fome no Brasil é um projeto político. A sede também. Não há justificativa para o descaso federal com a transposição do São Francisco, que eles até já colocaram à venda”, opinou Lula.
Iniciada em 2007, durante o governo Lula, a conclusão da transposição estava originalmente planejada para 2012, mas atrasos mudaram a data prevista para 2016. Porém, até os dias atuais ainda não foi concluída.
A obra prevê a construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto em dois grandes eixos ao longo do território de quatro Estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte) para o desvio das águas do rio.
Entretanto, o projeto tem saído da prioridade dos últimos governos. “Não querem as águas correndo pelo sertão porque não querem o povo produzindo e com autonomia”, concluiu o petista.