Ao lado de Chico Buarque, Lula exibe seu futebol em SP

Integrantes do MST também participaram da partida neste domingo (22)

por Nathan Santos dom, 22/12/2019 - 19:42
Instagram/LulaRicardo Stuckert Chico Buarque e Lula em momento descontraído na partida de futebol Instagram/LulaRicardo Stuckert

 Futebol, política e pautas sociais. Esses e outros temas nortearam uma partida, neste domingo (22), envolvendo o ex-presidente Lula e integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Realizado no campo Dr. Sócrates Brasileiro, localizado na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema, São Paulo, o jogo futebolístico também contou com a presença ilustre do cantor e compositor Chico Buarque.

Mais de 4 mil visitantes acompanharam a partida. A liberdade do ex-presidente Lula foi um dos assuntos exaltados no amistoso. “Nesse momento é muito importante esse encontro, para celebrarmos a liberdade, para podermos dizer sim à democracia, para construirmos um projeto de sociedade. Mostramos que também podemos fazer isso jogando futebol e conversando sobre política”, destacou a integrante da coordenação da ENFF Rosana Fernandes, em entrevista ao site do MST.

Artistas, parlamentares e militantes acompanharam a partida que, além do futebol, remeteu a uma espécie de confraternização, bem como apontou a democracia como ferramenta essencial para a sociedade brasileira. De acordo com o cantor Chico Cesar, o futebol é responsável por unir o povo brasileiro.

“O futebol, o esporte como um todo, e as artes unem o brasileiro. Traduzem a alma do brasileiro, o nosso jeito de ser, o nosso gosto pela coletividade. O futebol é um esporte coletivo, e aqui hoje foi um exemplo. Todo mundo pode jogar, brincar. Assim que é a democracia. E nós queremos que todos possam, de acordo com as suas potencialidades, participar da democracia, da vida pública brasileira. É importantíssimo ter o Lula de volta como um representante desse desejo”, declarou Chico Cesar.

Antes do jogo, o líder petista brincou com o fato de jogar contra integrantes do Movimento Sem Terra. “Meu time está pronto para ganhar o jogo. Eu não sei se a gente vai ter o gesto de solidariedade de deixar o time dos sem terra ganhar”, disse Lula, sob risos do público que o acompanhava.

COMENTÁRIOS dos leitores