Onyx Lorenzoni diz que Greta devia estar na escola

O ministro da Casa Civil disse que crianças, como Greta Thunberg, são usadas como 'massa de manobra' pelas militâncias ambientais

por Francine Nascimento sex, 03/01/2020 - 13:22
European Parliament/Flickr European Parliament/Flickr

O nome da jovem ativista sueca Greta Thunberg não deixa de ser citado pelo governo de Jair Bolsonaro. Na manhã desta sexta-feira (3), o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse em sua conta no Twitter que Greta deveria mesmo era estar frequentando a escola ao invés de servir como "massa de manobra” por militantes de questões ambientais.

Apesar de não citar nominalmente a ativista, a fala do ministro cobrou posicionamento da sueca sobre os incêndios na Austrália, já que ela se posicionou sobre as queimadas na Amazônia, em 2019.

Embed:

Segundo o chefe da Casa Civil, Greta e outras crianças são usadas por quem tem interesses ocultos. “Chega de crianças sendo usadas como massa de manobra. O que é pior, usadas por quem tem interesses escusos! Deus abençoe as crianças. Deus abençoe a Austrália”, completou Lorenzoni.

"Defender interesses geopolíticos da esquerda" é a principal crítica que a jovem vem recebendo desde que se tornou um símbolo do ativismo pelas causas ambientais,  quando liderou uma greve global de estudantes pelo meio ambiente.

Em setembro do ano passado, ela discursou na Cúpula do Clima da ONU, onde denunciou problemas sociais e ambientais em vários países, inclusive, no Brasil, tendo declarado que indígenas estavam morrendo em defesa da Amazônia.

Depois de "pirralha", "pequenina"

Em sua primeira live do ano transmitida via Facebook nessa quinta-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cobrou posicionamentos do presidente da França, Emmanuel Macron, e também de Greta Thunberg, a quem, dessa vez, ele se referiu como "pequenina" sobre a situação na Austrália. Em dezembro, o chefe de Estado a insultou de "pirralha"

 "Está pegando fogo na Austrália e o Macron disse alguma coisa, falou em colocar em dúvida a soberania da Austrália? Aquela menina, pequeninha falou alguma coisa?", provocou Bolsonaro com relação as queimadas na Austrália, que já contabiliza 15 mortos

COMENTÁRIOS dos leitores